Primeira Associação Garantidora de Crédito do Estado de São Paulo inaugura projeto piloto em Americana

ACIA, Sicoob Acicred e a Prefeitura Municipal estão engajadas em projeto pioneiro; micros e pequenos empresários terão acesso ao crédito de forma rápida e segura

Com o objetivo de estimular o crescimento sustentável dos negócios locais e garantir subsídios para que micro e pequenos empresários possam investir em suas empresas, a ACIA (Associação Comercial e Industrial de Americana), a cooperativa de crédito Sicoob Acicred e a Prefeitura de Americana estão engajadas na primeira AGCP (Associação de Garantia de Crédito Paulista) do Estado de São Paulo. Na tarde desta quinta-feira (18), as duas primeiras cartas de crédito foram assinadas no gabinete do Prefeito Omar Najar (PMDB) e vai beneficiar duas empresas locais, uma no ramo de tintas e outra de supermercados.

A AGPC trata-se de uma agência especializada em oferecer ao pequeno empresário carta de crédito para que a empresa tenha acesso ao serviço financeiro de forma rápida e segura, podendo pleitear financiamentos com taxas reduzidas.

“Americana foi escolhida como sede da Associação e como cidade para desenvolver esse projeto piloto pelo forte apoio que recebemos da ACIA, da Acicred e da Prefeitura, por meio do prefeito Omar Najar. Estamos muito felizes em assinar as duas primeiras cartas de crédito da nossa AGCP e contribuir com o desenvolvimento dos negócios e da economia da cidade”, ressaltou a presidente da AGCP, Maria Antônia de Oliveira Bueno.

A iniciativa pioneira também tem o apoio do Sebrae/SP e foi criada pelas Associações Comerciais das cidades de Americana, Araraquara, Guarulhos, Limeira, Rio Claro e São Carlos e das cooperativas de crédito vinculadas às entidades.

“Para mim a vinda da associação para Americana é motivo de felicidade. A vinda da associação permitirá o crescimento do pequeno empresário, que tanto sofre para enfrentar a crise econômica”, declarou o prefeito, Omar Najar.

Acesso à financiamentos

A Associação de Garantia de Crédito atua como fundo garantidor para que instituições bancárias aprovem financiamentos às MPEs (Micros e Pequenas Empresas). A carta de crédito que será emitida pela Associação viabiliza o acesso dos pequenos empresários ao crédito sem que seja preciso alienar algum de seus bens. “A Sociedade também tem extrema importância para empresários que sequer têm garantia de oferta, mas precisam investir para o seu negócio crescer. Com a carta de recomendação na mão, o empresário pode negociar com o banco taxas reduzidas”, explicou Vanderlei Barufaldi, presidente da Sicoob Acicred, a cooperativa de crédito da ACIA.

33% das MPEs têm dificuldades para obter financiamento

Dados de 2015, levantados pelo Sebrae/SP, mostram que 33% das micros e pequenas empresas não conseguem validar financiamentos bancários. “Foi com base em estatísticas como essa que a ACIA, juntamente com a Sicoob, enxergou o potencial de desenvolver os negócios locais ao acreditar no sonho do empresário e oferecer a ele uma carta de aval com garantia de até 80% do crédito para ele negociar com a instituição financeira. As Associações de Garantia de Crédito são uma tendência mundial e agora chega ao Estado de São Paulo”, relatou o presidente da ACIA, Dimas Zulian, destacando o pioneirismo da entidade.

Em Americana, 24 mil MPEs podem se beneficiar

Levantamento realizado pelo Sebrae/SP aponta que Americana conta com mais de 24 mil micros e pequenas empresas ativas que podem recorrer AGCP para realizar financiamentos. Empresas de outros portes também podem se beneficiar da Associação.

Agência será instalada na sede da Associação Comercial e Industrial de Americana e estará disponível para atendimento ao público em breve.

Comentários