28 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Presidente eleito define secretariado do Legislativo

Compartilhe essa notícia!

Meta é aproximar a Câmara da população

 

Para compor a estrutura administrativa da nova gestão do Legislativo, o presidente da Câmara Municipal de Limeira, vereador José Roberto Bernardo, Zé da Mix (PSD), nomeou neste terça-feira (3) como secretário de Administração e Finanças, Crislânio Lopes, como secretário Legislativo, Hugo Nogueira Luz, e para a Secretaria de Negócios Jurídicos, o advogado Valmir Aparecido Caetano. A portaria de nomeação será publicada no Jornal Oficial do Município.

 

O que pesou na escolha dos nomes, segundo o presidente, foi o comprometimento com a trajetória profissional e acadêmica que cada um dos novos secretários acumula. “Eu faço uma política diferente, não dou emprego para quem trabalhou na campanha eleitoral. Por exemplo, meus três primeiros assessores, no primeiro mandato, não votaram em mim”, explicou.

 

Tanto no primeiro mandato de vereador como agora na presidência da Câmara, Zé da Mix quer aplicar uma política diferente. Ele pretende usar todos os meios disponíveis para levar a Câmara mais perto da população. “Uma coisa que me incomoda é pequeno número de pessoas que tem nas sessões e nas audiências públicas”, disse. A finalidade da nova equipe de administração é tornar o Legislativo mais presente no cotidiano do povo.

 

Outra meta que o presidente quer imprimir à identidade da Casa é a integração de todos os vereadores e servidores para fazer uma Câmara forte. “Quero ouvir todos os vereadores para tomar decisões em conjunto. Tenho conversado com os funcionários da Câmara – efetivos e comissionados – para que me ajudem nessa nova gestão”, destacou Zé da Mix.

 

Currículos:

 

Crislânio Lopes – Tem 25 anos, é formado em Administração de Empresas e graduando em Administração Pública pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), tem experiência no segmento privado na área de Qualidade e Desenvolvimento Comercial. No setor público, atuou como assessor parlamentar, chefe de gabinete e Diretor do Departamento de Gestão de Pessoas da Câmara Municipal de Limeira.

 

Hugo Nogueira Luz – Tem 32 anos, é formado em Comunicação Social e em Gestão de Empresas pela Universidade Estadual de Campinas, com especialização em Finanças e Contabilidade. Tem experiência no segmento privado como coordenador e gerente administrativo. Na iniciativa pública, atuou como assessor parlamentar e de imprensa.

 

Valmir Aparecido Caetano – Tem 55 anos, é graduado em Direito pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep), em Administração de Empresas pela Universidade Mackenzie, e em Gestão de Políticas Públicas pela Unicamp. Começou a carreira trabalhando na iniciativa privada e como profissional liberal. No setor público, atuou como advogado e como chefe de Gabinete Parlamentar na Câmara Municipal de Limeira.

 

 

 

Vereadores defendem Limeira mais forte e Câmara aberta ao debate

 

Em cerimônia de posse, representantes de partidos e coligações apresentaram propostas

 

Retomar a esperança de uma cidade mais forte e desenvolvida, construir a Câmara Municipal como uma casa de debate, diálogo e fiscalização e unir as forças políticas para a melhoria da qualidade de vida da população foram as ideias consensuais apresentadas pelos representantes de partidos e coligações dos parlamentares municipais. As declarações foram feitas durante a cerimônia de posse no dia 1º.

 

Em nome do PR, partido com o maior número de cadeiras na Câmara, a vereadora Erika Tank destacou o senso de responsabilidade que os parlamentares devem seguir. “A população espera de nós nada além de respeito, dedicação e comprometimento”, disse. “Deixo nosso compromisso de batalhar pelo crescimento social de nossa cidade e pelo fortalecimento de nossos limeirenses”. A parlamentar, eleita primeira-secretária da nova Mesa Diretora, fez referência à experiência de sua mãe, a ex-vereadora Elza Tank, que exerceu seis mandatos como vereadora, sendo cinco como presidente, e um mandato de deputada estadual. “Aprendi com ela, desde sempre, que a Câmara merece ser respeitada. E seguirei defendendo o respeito com imensa honra e a continuar o seu trabalho”, afirmou.

 

Representando o PSD, com três parlamentares, o vereador Dr. Marcelo Rossi destacou o compromisso de “somar esforços acima de legendas partidárias e buscar soluções que beneficiem a coletividade”. Ele também ressaltou a necessidade de fomentar a participação da população para contribuir na tomada de decisões que afetam a cidade.

 

Ex-presidente da Câmara entre 2015 e 2016, Nilton Santos falou em nome do PRB, que agora conta com dois vereadores. Se dirigindo aos novos colegas, ele disse que a “empreitada” de ser vereador carrega a esperança de todos os limeirenses, independente do voto. “Que todos nós venhamos alcançar nossos objetivos, com o republicanismo acima de tudo”, desejou.

 

Integrada por dois vereadores, a bancada do PMDB foi representada pelo vereador Rafael Camargo, escolhido segundo-secretário da Mesa Diretora, que tratou da importância do Legislativo. “Sabemos da importância e do compromisso que temos com a sociedade de Limeira”, disse.

 

Em nome do PSDB, com dois parlamentares, a vereadora Carolina Pontes usou a palavra para tratar do trabalho parlamentar e da turbulência política que vive o país. Ela falou sobre a necessidade de os parlamentares se posicionarem de maneira contundente em relação aos seus valores e convicções. “Em um cenário em que tão poucos conseguem se identificar com uma ideologia partidária, eu me sinto privilegiada de usar a palavra de forma tão consciente de minha escolha política”, manifestou. Sobre a crise política, ela convocou seus colegas a reconquistar a confiança do cidadão e recuperar a crença nos poderes.

 

Se dirigindo aos demais parlamentares, o vereador Lemão da Jeová Rafá disse, em nome do PSC, formado por dois parlamentares, que enquanto o Executivo deve governar pela cidade, os vereadores também devem legislar pela cidade. Da mesma forma, representando a coligação PPS, PRP e PTC, a vereadora Dra. Mayra Costa destacou a missão do Legislativo: fiscalizar, debater e legislar para aqueles que garantiram essa prerrogativa, o povo. Eleita vice-presidente, ela conclamou todos ao trabalho: “Necessitamos continuar trabalhando sempre com o maior afinco e responsabilidade. Sempre em benefício da nossa cidade”, disse.

 

Pelo PEN, o vereador Jorge de Freitas lembrou que a eleição de um representante na Câmara é a soma de todos os candidatos do partido e da coligação. Por isso, destacou a importância do trabalho coletivo. “Urge a necessidade de unir forças em busca de melhoria de qualidade de vida da população tanto daqueles que aqui nasceram como daqueles que aqui vieram para viver”, manifestou.

 

Com dois vereadores, o PSB foi representado pelo vereador Marco Xavier. Em seu pronunciamento, disse que é importante se dedicar aos mais necessitados. “Não são os prédios e as ruas de Limeira que precisam de um representante, e sim o seu povo. O meu lado é o lado do povo, o povo pobre”, discursou se dirigindo àqueles que vivem do esforço do próprio trabalho, os trabalhadores.

 

A vereadora Constância Berbet, em nome da coligação PDT e PCdoB, comparou a política com a arte da conciliação para a defesa do interesse público. “Nossa missão é tão simples quanto complexa: governar uma cidade de maneira conjunta, unidos, justamente em um tempo que é tão difícil unir as pessoas”, declarou.

 

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!