28 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Presidente do TRE-SP alerta para o voto consciente

Compartilhe essa notícia!

Foto: (Agência Brasil/Fabio Rodrigues Pozzebom)

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), Carlos Eduardo Cauduro Padin, alertou os eleitores brasileiros para que deem um voto consciente, já que o resultado das próximas eleições terá poder de aumentar ou reduzir a instabilidade política. Padin participou hoje (11) de evento no Insper, na capital paulista.

“Não há nada de mal integrar uma linha de pensamento, mas não pode chegar ao ponto de perder a capacidade de pensar. Senão, vira um mero instrumento, como de um fanático, de uma coisa que talvez você nem compreenda direito”, disse.

Padin pediu que a população não deixar de votar, e reforçou que o voto nulo não anula a eleição. “A cidadania dá o direito de votar, mas traz também o dever da participação”. E acrescentou que escolher o melhor candidato “é tirar o egoísmo e pensar no coletivo”.

Fake news

Padin disse que a fiscalização para identificar notícias falsas na internet cabe aos interessados, que devem levar os problemas encontrados ao TRE. Segundo o magistrado, o tribunal não pode ser visto como um certificador de veracidade das notícias. “Não temos estrutura. O que nós estamos fazendo é nos capacitando para entender como o meio funciona”, disse.

Ele pediu aos usuários prudência com o conteúdo que repercutem. “Militantes, seguidores, o fato de você pertencer a um grupo não pode eliminar a sua autocrítica”, alertou.

André Zanatta, advogado do Google, disse que a plataforma está empenhada na colaboração do combate a fake news (notícias falsas).

Ele informou que a empresa já recebeu, nestas eleições, 51 representações, a maioria envolvendo o site de vídeos Youtube. Desse total, 36 pediam remoção de conteúdo, cinco pediam dados do usuário que fez a postagem e dez pediam ambos. Foram deferidos 23 desses pedidos.

Da Agência Brasil

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!