29 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Preparativos para Virada Cultural Paulista 2014 estão a todo vapor

Compartilhe essa notícia!

Falta pouco para o início da Virada Cultural Paulista, realizada pelo Governo do Estado de São Paulo em parceria com a Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste e Fundação Romi. O festival reúne atrações para todos os públicos nos dias 31 de maio e 1º de junho. As atrações vão dos brasileiríssimos Almir Sater e IRA! ao pop rock da banda alemã Tusq, passando também pelos shows de Os Opalas, Rashid e da cantora Bruna Caram. Para garantir as 24 horas ininterruptas de programação cultural, a Prefeitura oferecerá 30 atrações e o Estado, 19, totalizando 49 atrações. O evento trará espetáculos de teatro, dança, stand up comedy e apresentações de artistas locais em seis diferentes pontos da cidade.

 

Nesta terça-feira (27), o secretário de Cultura e Turismo, Eide Froner, recebeu os produtores da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, Luciana Gentil e Rodrigo Kesselring Fantoni, no Teatro Municipal Manoel Lyra. Ambos participaram da reunião final juntamente com as secretarias envolvidas no evento. Cada representante das secretarias pontuaram as ações desenvolvidas para a realização da Virada. Assuntos como segurança, trânsito, atendimento do ambulatório médico, estrutura, som, credenciamento de bandas e imprensa, divulgação, alimentação, limpeza, entre outros, foram discutidos. A montagem da estrutura do palco principal no CSU (Centro Social Urbano) teve início hoje e segue durante a semana.

 

Segundo Froner, foram realizadas reuniões com todos os envolvidos meses antes. Ele ressaltou que estão envolvidas na organização cerca de 100 pessoas de diversos setores da Prefeitura. “Agradeço a todos os empenhados, em nome do prefeito Denis Andia, que não mediu esforços para que a Virada seja a melhor possível. Será um evento maravilhoso e prazeroso. A população irá comparecer em todos os pontos como na edição anterior, reunindo assim famílias e jovens. Teremos no domingo no Museu e Biblioteca Central uma programação voltada às crianças. Todos estão convidados. A Virada em Santa Bárbara já é um sucesso”, comentou.

 

PROGRAMAÇÃO

 

O retorno do IRA! é um dos ápices desta Virada. Fora dos palcos há quase sete anos, a banda é comandada pelo guitarrista Edgard Scandurra e pelo vocalista Nasi. Para a Virada Cultural são esperados hits como “Envelheço na Cidade” “Pobre Paulista” e “Gritos na Multidão“. Outro destaque é a música regional com o comando do violeiro Almir Sater. O público curtirá canções com a sonoridade tipicamente caipira da viola de 10 cordas, o folk norte-americano e influências das culturas fronteiriças do seu estado, o Mato Grosso do Sul, como a música paraguaia e andina. O resultado é único e encanta públicos de diversas idades, regiões e estilos.

 

O rapper paulistano Rashidtambém se apresentará na cidade. Entre os artistas que se destacam na nova geração do rap nacional, Rashid tornou-se conhecido após participar da Liga dos MC’s de 2007, quando participou de batalhas de freestyle, até chegar ao seu primeiro disco, “Confundindo Sábios”, lançado em 2013, que será apresentado em seu show na Virada Cultural Paulista.

Uma das atrações que subirá no palco externo da cidade será a banda alemã Tusq, que vem ao Brasil pela segunda vez para apresentar seu indie e pop rock contagiantes. Dessa vez, os músicos de Hamburgo/Berlim trazem ao público seu mais novo show, baseado no álbum “Hailuoto”, lançado em 2013. Já o grupo de samba rock Os Opalas trará aos palcos o seu mais recente trabalho, “Mistura Cultural” com influências do groove, soul, reggae, jazz e afrobeat.  A banda chega com o diferencial de juntar tudo em uma única apresentação.

 

A MPB vem representada pela cantora e compositora Bruna Caram. Filha de músicos, começou a cantar aos nove anos e até os 19 fazia serenata de rua com os Trovadores Mirins e Trovadores Urbanos. Em sua carreira solo, Bruna passeia pelo blues, jazz, soul e MPB com naturalidade. “Será Bem-Vindo Qualquer Sorriso”, terceiro trabalho da cantora, será o carro chefe nesse show para a Virada Cultura Paulista.

 

Uma novidade para a Virada deste ano é a participação do projeto Curtas Pontos MIS com apresentações de filmes de sucesso como os curtas metragens “Amor de Thanatos”, “Um dia… E Logo Depois Um Outro/Moto Perpétuo”, “O Gigante e A Ilha” e “João, o galo desregulado” e “Destimação/Paleolito” entre outros para integrar a programação.

 

Os artistas barbarenses e regionais trarão a noite do rock com canções consagradas do gênero na Estação Cultural no sábado (31), além de outras apresentações de ritmos diferentes durante o festival, como a manhã sertaneja e noite do forró, além de recreações e apresentações ao público infantil.  A “noite do rock” trará diferentes estilos que vai do heavy metal ao rock nacional. As bandas serão Rocket King, Roberto Seixas, Pink Floyd Tribute Cover, About a Soul, Taberna Folk, Metamorfose, Jeff the Beck, Psycho Queen e Senhores Lokos.

 

A Estação também contará com a abertura oficial, às 18 horas, com o Coral da Fundação Romi e em seguida, às 19h30, o público poderá acompanhar Tributo ao Clube da Esquina, com o grupo Esquina 72. A manhã no local terá Corporação Musical União Barbarense, Orquestra de Violas, Anerlindo Rodrigues e Juma Matos e Grupo Violado.

 

Confira a estrutura do evento:

 

AMBULATÓRIO DE SAÚDE

A Secretaria de Saúde oferecerá um ambulatório médico no CSU (Centro Social Urbano), que contará com profissionais para um pronto-atendimento. Haverá também uma ambulância no Teatro Municipal Manoel Lyra. O evento contará com uma equipe itinerante e ambulância para os outros locais. Após o término das apresentações no Centro Social Urbano, o veículo seguirá para a Estação Cultural. Os Prontos Socorros estarão à disposição de possíveis ocorrências.

SEGURANÇA

A Guarda Civil Municipal atuará na segurança com patrulhamento nos percursos dos seis pontos, além de guardas municipais presentes nos pontos fixos, e outras ações direcionadas à segurança. A Polícia Militar estará presente com mais 80 policiais do efetivo da Força Tática e Rocam, além de base móvel. A Prefeitura também contratou seguranças particulares.

O setor de FOP (Fiscalização de Obras e Posturas) informa que não será permitida a entrada de qualquer tipo de bebida e recipientes (copos, garrafas e latinhas) e os ambulantes só poderão atuar a 200 metros nos locais de evento. No CSU será feita a venda de bebidas em prol às entidades assistenciais. Também haverá fiscalização nos outros pontos do evento.

 

ALIMENTAÇÃO

Para alimentação e venda de bebidas, estarão disponibilizadas no CSU seis barracas das entidades Rotary Club Santa Bárbara, Pastoral da Criança, AMEV (Associação de Melhoria de Vida), Rotary Club Progresso, Associação Vida e Sobriedade e Escoteiros Uirapuru. O cardápio conta com cachorro quente, porções, tapioca, escondidinho, doces caseiros, churros, churrasco grego, pipoca, bolinha de queijo, água, cerveja e refrigerante. Na Estação Cultural a feira livre tem início excepcionalmente às 22 horas do sábado, 31 de maio, com dez barracas de pastel que funcionarão até às 12 horas do domingo (1º).

 

ESTABELECIMENTOS PARCEIROS

A população também contará com estabelecimentos comerciais abertos por 24 horas. São eles: Cabana Chopp (Estação Cultural), Mina’s Bar (Praça Central) e Pizzaria e Chopperia Família Modenese (Centro). A Prefeitura reforça que os comerciantes interessados em participar devem procurar a Secretaria de Cultura e Turismo pelo telefone (19) 3464-9424.

TRÂNSITO E ESTACIONAMENTO

A Avenida Corifeu de Azevedo Marques, ao lado do CSU, não será bloqueada nesta edição e terá livre acesso para estacionamento à população, sem cobrança de taxa. Para garantir a segurança dos pedestres, será bloqueada a Rua João XXIII (em frente ao Teatro Municipal Manoel Lyra). A Rua João Lino, em frente ao Museu da Imigração e Biblioteca Central, será interditada no domingo (1º).

 

A Avenida Tiradentes, em frente à Estação Cultural, terá interdição parcial a partir das 17h30 do sábado e interdição total no domingo até às 12 horas por conta da Feira Livre. A Estação Cultural terá atrações ininterruptas durante o evento. Para o acesso ao local, o motorista que vem da Praça Central pode seguir pela XV de Novembro, em seguida, a Avenida Pérola Byington. Já quem vem do CSU e quer aproveitar a programação da Estação, pode vir diretamente da Avenida Corifeu de Azevedo Marques sentido Avenida Pérola Byington. Os veículos poderão ser estacionados no entorno.

 

LIMPEZA E RECICLÁVEIS

 

Lixeiras ecológicas serão espalhadas pela Secretaria de Meio Ambiente em todos os locais do evento. A equipe de limpeza ficará à disposição nos espaços. Haverá uma medida mais ágil para a retirada do lixo durante o evento. Os materiais recicláveis gerados pelo público serão recolhidos por cooperativa da área.

 

INGRESSOS DO TEATRO

As atrações do Teatro e também dos outros pontos do festival são gratuitos. Porém por conta da capacidade do prédio, os interessados devem retirar os ingressos dos espetáculos com uma hora de antecedência para aquela atração. O público poderá conferir diversas manifestações artísticas. No sábado (31), haverá apresentação da Companhia de Danças de Diadema (às 18h), da Cia Batucaia – A Lenda da Cobra Grande (às 20h), de teatro com Academia de Palhaços (às 22h) e stand up, com o comediante Jansen Serra (à meia-noite). Já no domingo (1/6), o público curtirá apresentações de dança com a Cia Druw (às 11h), com o Grupo Cena 11 Cia. De Dança (às 16h) e de circo com o Circo Navegador (às 14h).

LOCAIS DO EVENTO

> Centro Social Urbano (CSU) – Avenida de Cillo, s/n – Jardim Belo Horizonte
> Teatro Municipal Manoel Lyra – Rua João XXIII, nº 61 – Centro
> Estação Cultural – Av. Tiradentes, nº 2, Centro
> Praça Coronel Luís Alves – Centro

> Biblioteca Maria Aparecida Nogueira e Museu da Imigração – Praça 9 de Julho, s/nº -Centro

 

PORTAL: http://www.santabarbara.sp.gov.br/viradasb/

 

FACEBOOK: https://www.facebook.com/viradaculturalsb

 

TWITTER: https://twitter.com/Prefeiturasbo

 

PROGRAMAÇÃO COMPLETA: http://migre.me/jo3zL

 

Foto: Luís Eduardo Deffanti

 

Assessoria de Imprensa

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!