24Horas RMC

Prefeitura reduz em 44% a fila por vagas em creche

A demanda por vagas em creches na rede municipal de Santa Bárbara d’Oeste teve uma redução de 44% conforme balanço divulgado nesta terça-feira (18) pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação. Atualmente, segundo dados da pasta, 476 crianças de zero a três anos aguardam vaga, enquanto no fim de 2013 o número era de aproximadamente 850. A queda foi possível em virtude da abertura de novas vagas com adequações de espaços físicos, convênios assinados pela Administração Municipal e do próprio fluxo interno de matriculados na rede.

 

O prefeito Denis Andia destacou o esforço da Administração no aumento da oferta de vagas em creches. “Desde o início do governo temos nos esforçado pela criação de novas vagas através da otimização de espaços que não eram utilizados e convênios. Em paralelo, buscamos e conseguimos recursos para a construção de novas creches”, disse.

 

A redução foi classificada de forma positiva pela secretária de Educação, Tânia Mara da Silva. A chefe da pasta destaca ainda que dos 476 postos necessários, 136 são de casos de mães que estão inseridas no mercado de trabalho. “Não há uma prioridade no atendimento. Entretanto, o fato de termos o menor número relacionado às mães que estão trabalhando demonstra que as crianças estão sendo cuidadas”, disse. “Continuamos nos planejando para que essa demanda possa ser zerada o mais rápido possível”, acrescentou a Tânia.

 

Paralelo a criação de novas vagas, a secretária acrescentou que desde o início de 2013 a Prefeitura está empenhada em proporcionar a melhor qualidade no atendimento das crianças matriculadas. “Realizamos adequações importantes na Emei Mollon e na Emei Olímpia Romi, gerando novas vagas em um espaço adequado para o desenvolvimento das atividades. Além disso, a reforma da Emei Mainá, o convênio com as entidades do município e com escolas particulares, por meio do Bolsa Creche, resultaram na ampliação de mais de 600 vagas, algo muito significativo”, comentou.

 

De acordo com o planejamento adotado pela Administração Municipal, as ações para suprir a atual demanda preveem também a construção de sete novas unidades nos bairros Cândido Bertine, Santa Rosa 2, Parque Planalto, Mollon 4, São Joaquim, San Marino e Dona Regina, creches que vão gerar 1.000 novas vagas quando entrarem em funcionamento.

 

Atendimento

 

O atendimento em Santa Bárbara d’Oeste ocorre dentro do sistema “Creche 12 horas”, medida adotada pela Prefeitura em 2013 que dispõe de atendimento das 6h30 às 18h30, possibilitando aos pais ou responsáveis maior tranqüilidade durante o período em que estiverem trabalhando. No ano passado 2.398 alunos foram matriculados em creches da rede municipal, número 22,5% maior se comparado a 2012, quando 1.957 alunos de zero a três anos haviam sido matriculados na rede. Os números de 2013 são maiores também do que os números dos últimos quatro anos (2.060 em 2009, 2.004 em 2010, 1.962 em 2011 e 1.957 em 2012).

 

Assessoria de Imprensa

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br