Santa Bárbara d´Oeste Variedades

Prefeitura realiza diagnóstico para ações de educação ambiental nas escolas da rede municipal

Para aprimorar as práticas sustentáveis desenvolvidas nas escolas, a Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste promove um checklist nas unidades da rede municipal. A ação tem o objetivo de verificar as medidas desenvolvidas para a preservação do meio ambiente e identificar as necessidades para a realização de novas práticas. A atividade permitirá elaborar um diagnóstico para planejar e otimizar os resultados sobre o tema. Dezoito unidades já receberam a ação e de acordo com o cronograma, até novembro as 50 escolas da rede municipal de ensino receberão a equipe.

O check list foi iniciado em fevereiro e envolve os temas água e esgoto, resíduos, energia elétrica, projetos pedagógicos, reuso, meio ambiente e fauna sinantrópica. De acordo com balanço parcial divulgado pela Câmara Técnica de Educação Ambiental, as medidas sustentáveis mais frequentes nas escolas são as relacionadas ao controle de animais sinantrópicos (adequação e limpeza de calhas e caixas d’água), reutilização de papel (frente e verso), plantio de árvores nas dependências da unidade e abordagem pedagógica de temas relacionados à sustentabilidade (atividades de preservação).

Algumas ações já foram realizadas após o check list ainda este ano, como o plantio de mudas disponibilizadas pelo Viveiro Municipal e a implantação de hortas. Os alunos da EMEFEI (Escola Municipal de Ensino Fundamental e Educação Infantil) “Profª Antônia Dagmar de Almeida. Rosolen”, da Vila Sartori, realizaram o plantio de 135 mudas de ipês rosa e 82 de ciprestes no novo Bosque da Avenida Corifeu de Azevedo Marques, localizado ao lado da escola. Já o CIEP (Centro Integrado de Educação Pública) “Charles Keese Dodson”, do Bosque das Árvores, recebeu a doação de mudas e terra para a horta da unidade e plantio de mudas de árvores para proporcionar sombra no espaço de lazer.

A Câmara Técnica Intersetorial de Educação Ambiental é regulamentada pelo Decreto nº 6810 de 5 de Março de 2018 e reúne profissionais das Secretarias de Meio Ambiente, Educação, Saúde, Segurança, Trânsito e Defesa Civil, além do DAE (Departamento de Água e Esgoto).

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br