28 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Prefeitura inicia instalação de contêineres de material reciclável em S.Bárbara

Compartilhe essa notícia!

A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, iniciou nesta quinta-feira (8) a instalação de contêineres de material reciclável em pontos da área central e da Zona Leste do município. Vinte e uma unidades serão disponibilizadas até esta sexta-feira (9) em áreas de maior fluxo de pessoas, transformando estes locais em PEVs (Pontos de Entrega Voluntária). Folders informativos explicando o funcionamento dos novos equipamentos também são distribuídos.

 

Estes contêineres possuem formato diferente dos utilizados para coleta de lixo doméstico, sendo caracterizados como “iglus” com capacidade para 2.500 litros. As unidades estão adesivadas e devidamente identificadas com os dizeres “Lixo Reciclável”. Segundo o secretário de Meio Ambiente de Santa Bárbara d’Oeste, Rafael Piovezan, a instalação dos contêineres demonstram a preocupação da Administração Municipal em proporcionar uma significativa melhoria no gerenciamento de resíduos.  “O prefeito Denis Andia tem priorizado investimentos neste segmento. Tem sido muito positiva a avaliação a respeito dos contêineres, com um grande número de pedidos para que a Prefeitura expanda esse modelo a outros locais”, disse. “Junto com isso, o trabalho da coleta seletiva casa a casa será ampliado”, acrescentou.

Conteiners Lixo Reciclavel 03 - imprensa

Estes resíduos serão coletados dentro de um cronograma preparado pela Secretaria e depois enviados a cooperativa de reciclagem Recicoplast, onde serão separados e destinados de forma correta. Ainda de acordo com Piovezan, a destinação correta do lixo reciclável é importante e auxilia para o aumento da vida útil do Aterro Sanitário, diminuindo os impactos ocasionados com a extração de recursos naturais e contribuindo com os funcionários da cooperativa de reciclagem.

 

Paralelo ao início da instalação dos PEVs, a Prefeitura segue com a colocação de contêineres de lixo doméstico em novos pontos do município. Nesta quinta-feira outras 22 unidades foram disponibilizadas, totalizando 53 estruturas de 1.000 litros espalhadas pela cidade. A coleta por contêineres ocorre de segunda a sábado, evitando o mau cheiro em frente às residências, ocorrência de cachorros rasgando os sacos e espalhando os resíduos, presença de moscas e derramamento de líquidos. Todos os contêineres são lavados e higienizados pelo menos a cada 15 dias. “É importante que a população saiba que trata-se de novo modelo de coleta de resíduos em nossa cidade. Eventualmente alguns ajustes poderão ser realizados”, finalizou o secretário.

 

Foto: Luís Eduardo Deffanti

 

Assessoria de Imprensa

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!