Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste lança o projeto “Recitar: a palavra em Verso Vivo”

Recitar: a palavra em Verso Vivo. A poesia vive em S.Bárbara. O novo projeto incentiva a leitura, composição e declamação de poesias e também valoriza novos talentos literários barbarenses, além de construir esquetes teatrais de poemas de autores consagrados e barbarenses. A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste lança a iniciativa nesta sexta-feira (9) e já abre inscrições. O Concurso de Encenação de Poesias é voltado aos estudantes barbarenses de Escolas Municipais, Estaduais e Particulares, englobando o Ciclo I, Ensino Médio e Técnico, além dos grupos barbarenses de teatro que participarão em categoria própria.

 

Segundo o secretário de Cultura e Turismo, Evandro Felix, o “Projeto Recitar” trará em cena a essência do consagrado “Verso Vivo”, que já lançou diversos profissionais no campo das Artes Cênicas, Literatura e Pedagogia, além de desenvolver a formação de plateia. Segundo ele, a nova proposta será uma chance de aprendizado em conjunto que incentivará o trabalho em grupo e envolverá os professores na elaboração artística, literária e criativa de cada esquete.

 

“O prefeito Denis Andia apóia essa ação e sempre busca valorizar os artistas da nossa cidade e também os novos que estão por vir. Estamos resgatando projetos de base e investindo em novas atividades que incentivem crianças e jovens sobre o fazer e o atuar na cultura local”, disse Evandro. “Por meio da iniciativa desenvolveremos em médio prazo a formação de plateia e cidadãos mais envolvidos na cultura local. Jovens críticos, conscientes e formados culturalmente”, complementou o secretário.

 

Inscrições

 

As inscrições seguem até o dia 7 de julho. A escola ou grupo deverá preencher a Ficha de Inscrição e entregá-la no Teatro Municipal Manoel Lyra (Rua João XXIII, 61 – Centro) à atenção de Almir Pugina e/ou Lays Ramires. Os poemas (Anexo I) e os nomes dos participantes (Anexo II) não precisam ser entreguem no ato da inscrição. Essas informações deverão ser entregues até, no máximo, às 9 horas, do dia 26 de julho, no Teatro no dia dos sorteios das ordens das apresentações.

 

Apresentações

 

O evento será realizado nos dias 23, 24 e 25 de agosto no Teatro Municipal “Manoel Lyra”, sendo que dia 23 de agosto se apresentarão os participantes das Escolas Municipais 4º Ano do Ciclo I; dia 24 de agosto será o dia dos estudantes das Escolas Estaduais e Particulares, do Ensino Médio e Técnico, e no dia 25 de agosto, será a vez dos participantes que integram grupos barbarenses de teatro. As apresentações começarão sempre às 19h30 e a premiação será no mesmo dia das apresentações da categoria.

 

As três categorias serão subdivididas em dois gêneros: Poemas de Autores Consagrados e Poemas de Autores Barbarenses, obrigatoriamente em Língua Portuguesa, não podendo tratar-se de uma tradução de poema de língua estrangeira. Serão premiados com Troféus de 3º, 2º e 1º colocados: os Melhores Declamadores de Poemas de Autores Consagrados, Declamadores de Poemas de Autores Barbarenses, os Autores dos Melhores Poemas Barbarenses; Esquetes dos Poemas de Autores Consagrados, Esquetes dos Poemas de Autores Barbarenses, ao Melhor Figurino, à Melhor Cenografia, à Melhor Sonoplastia, à Melhor Maquiagem e à Melhor Iluminação de cada Categoria não havendo nesses quesitos distinção entre os dois gêneros.

 

O regulamento completo está disponível no site www.santabarbara.sp.gov.br

 

Comentários