Santa Bárbara d´Oeste Variedades

Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste inicia Grupo de Pais de Alunos com autismo

Os pais dos alunos autistas que estudam nas escolas municipais puderam trocar experiências e expor expectativas em encontro realizado na última semana na Secretaria de Educação. O “Grupo de Pais de Alunos com TEA (Transtorno Espectro Autista)” é inédito na Rede Municipal de Ensino e tem o objetivo de acolher e auxiliar nas dificuldades enfrentadas no dia a dia. As reuniões serão mensais.

O Grupo, organizado pelo Setor de Educação Especial e de Psicologia da Secretaria de Educação, reuniu os pais pela primeira vez na quinta-feira (25) para acolhimento, apresentação de equipe e definição de temas dos próximos encontros. Os assuntos sugeridos foram legislação, medicação e mais conhecimentos sobre o TEA, entre outros.

A iniciativa de criar o Grupo surgiu após análise da equipe como um diferencial no desenvolvimento dos alunos, além de relacionamento e vínculo com a família. A Rede Municipal de Ensino atende 88 alunos com TEA por meio de práticas inclusivas com 35 professores especializados, atividades na Sala de Recursos e Acolhimento da Equipe Escolar.

O TEA é um distúrbio do desenvolvimento que se caracteriza por alterações presentes geralmente antes dos três anos de idade, com impacto múltiplo e variável em áreas nobres do desenvolvimento humano, como comunicação, interação social, aprendizagem e capacidade de adaptação. O diagnóstico é realizado por meio de uma avaliação médica e multidisciplinar.

Encontro

Em setembro, a Prefeitura promoveu o “III Encontro: Autismo e Atendimento Educacional Especializado”, reunindo no Teatro Municipal “Manoel Lyra” mais de 500 educadores entre professores, monitores, coordenadores e apoios pedagógicos na temática do TEA, que puderam conferir as boas práticas.

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br