Prefeitura de S.Bárbara lança “Encantalendo” para formação de leitores

Encantar crianças, jovens e adultos com leitura de qualidade, estimulando a curiosidade, o prazer pelo hábito e a adquirir novos conhecimentos. Este é o intuito do projeto “Encantalendo”, da Prefeitura de Santa Bárbara d´Oeste. Com sessões simultâneas de leitura em que os alunos escolhem as histórias que querem ouvir e interagem com o enredo e os participantes, o “Encantalendo” forma uma comunidade de leitores em potencial.

 

O projeto institui as sessões simultâneas, que até então eram realizadas apenas em algumas unidades escolares, de maneira permanente em toda a rede municipal de ensino.

 

No “Encantalendo”, nome escolhido por meio de votação, os professores são os leitores-modelo e oferecem leituras diferentes no mesmo horário, em diferentes espaços no ambiente escolar. Os alunos escolhem a leitura preferida divulgada nos murais da escola e efetuam sua inscrição.

 

“Esperamos que o Projeto Encantalendo possa reunir as melhores práticas de leitura da rede municipal de ensino, revelando a magia e importância da leitura na vida das crianças, adolescentes, adultos e idosos. Sabemos que a leitura permite o conhecimento necessário para a descoberta de vários saberes do mundo e isso auxilia muito na aprendizagem”, disse a secretária de Educação, Tânia Mara da Silva.

 

A atividade já começou e será realizada mensalmente em todas as unidades escolares da rede municipal de ensino, das creches, com leitura para bebês até a EJA (Educação de Jovens e Adultos), envolvendo quase 15 mil alunos. A prática desenvolve diversas capacidades, como o prazer em escutar a leitura em voz alta, fazer antecipações sobre a história, trocar opiniões sobre o texto e o autor e relembrar outras histórias.

 

Com o acervo da biblioteca sempre renovado, a novidade funciona como motivação para que os novos leitores em potencial tenham instrumentos valiosos para o crescimento e desenvolvimento intelectual, pessoal e social. Além do “Encantalendo”, a rede municipal de ensino mantém diversos projetos de incentivo à leitura como cantiga de roda, sarau de poesia, sarau literário, teatro de leitores e amigos leitores.

 

 

Comentários