28 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Prefeitura de S. Bárbara executa limpeza de bocas de lobo para prevenir enchentes

Compartilhe essa notícia!

Ação integra medidas do comitê de crise intersetorial da “Operação Verão”

 

A Prefeitura de Santa Bárbara d´Oeste segue com diversas ações antieenchentes que integram a “Operação Verão”. Nesta semana, equipes da Defesa Civil realizaram a limpeza de bocas de lobo com o objetivo de evitar possíveis alagamentos neste período de chuvas. A ação foi executada na Rua do Centeio, no Jardim São Fernando, em diversos pontos da Avenida Santa Bárbara e na região do pontilhão do Jardim São Francisco. A limpeza de bocas de lobo segue nos próximos dias.

 

“Esta ação é resultado do planejamento intersetorial que realizamos antes de iniciar a Operação Verão, instituindo o comitê de crise. Várias secretarias estão unindo seus esforços para prevenir enchentes no Município, entre elas Meio Ambiente e Obras e Serviços. A limpeza de bocas de lobo permite que a água de chuva escoe mais rapiddamente, evitando alagamentos.”, disse o secretário da Sesetran (Secretaria de Segurança, Trânsito e Defesa Civil), Rômulo Gobbi.  De acordo com ele, a população também pode colaborar. “Todos tem que estar envolvidos, exercendo a cidadania e ajudando a desobstruir as bocas de lobo, evitando jogar lixo na rua, entre outras ações”, concluiu o secretário.

 

O munícipe que localizar algum ponto crítico pode entrar em contato com a Defesa Civil pelos telefones 199 ou (19) 3454.3075, de segunda a sexta-feira, das 7 às 18 horas.

 

Ações antieenchentes
Durante todo o ano, a Prefeitura realiza ações preventivas antieenchentes, como o desassoreamento do Ribeirão dos Toledos entre os bairros Jardim Conceição, Jardim Icaraí e Batagin, até as proximidades da SP-306, limpeza de galerias e desobstrução de aduelas.  Nesta semana, a Prefeitura executa a retirada de galhos e troncos de árvores já sem vida do leito do Ribeirão dos Toledos, no trecho urbano.
Durante a “Operação Verão”, que segue até o dia 31 de março, as ações são intensificadas com o objetivo de estabelecer um conjunto de ações preventivas, de resposta e recuperação frente aos eventos naturais ocasionados pelo período de chuva. A Administração segue com Monitoramento Meteorológico das previsões climáticas, o Monitoramento Hidrológico em toda extensão da sub-bacia dos Toledos (Represas Areia Branca, São Luiz e de Cillos, Represa de Captação Santa Alice, Ribeirão dos Toledos, Córregos Mollon e Giovanetti e o Rio Piracicaba) e vistorias das áreas de risco.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!