RMC

Prefeitura de Nova Odessa quer reciclar cerca de 300 toneladas de materiais por mês


Até 2019, a meta é aumentar de 30 para 300 toneladas mensais a média destinada para cooperativa de reciclagem

 

Com um projeto pioneiro no município, a Prefeitura de Nova Odessa tem como meta ampliar em até três anos os atuais 3% do montante de resíduos sólidos recicláveis para 30%, passando de 30 para 300 toneladas/mês. Atualmente, a cidade produz cerca de 1.000 toneladas/mês de resíduos sólidos.

No ano passado, a Prefeitura de Nova Odessa firmou uma parceria com uma associação de direito privado sem fins lucrativos com o objetivo de otimizar o trabalho da cooperativa CooperSonhos, que atua na reciclagem de materiais há 14 anos. “Nasceu o programa ViraSer”, contou a diretora de Meio Ambiente, Parques e Jardins, Fernanda Dagrela.

A proposta do grupo Gaia, formado pelo Gaia Social e o Gaia Negócios Sociais, é a de reduzir os resíduos recicláveis que vão para os aterros sanitários, diminuindo assim os gastos do poder público com a destinação e ainda ‘amenizar’ os impactos ao ambiente. É o que explica Geraldo Virginio, consultor técnico de projetos da organização.

“O principal desafio é elevar o índice de coleta seletiva. Estamos buscando recursos, articulando parcerias para compra de novos equipamentos, capacitando os cooperados e aplicando novas ferramentas de controle e gestão”, explicou o consultor.

Até o fim do mês, a cooperativa deve receber uma máquina prensa, utilizada para diminuir o volume de materiais como papelão, garrafas e plásticos. Além disso, com o apoio da prefeitura e da organização, está previsto ainda para o primeiro trimestre deste ano, a execução de reforma na cobertura e no piso da cooperativa, além da instalação de um sistema de prevenção de acidentes e de incêndios e uma rotina de controle de vetores de doenças ocasionadas por animais peçonhentos.

O projeto também tem como meta elevar o faturamento da cooperativa e a renda dos trabalhadores cooperados. “Atualmente, já é possível aumentar cerca de 50 toneladas de materiais, mas para isso é preciso ampliar a abrangência do serviço de coleta, mas para isso é preciso que a população seja mais conscientizada da sua própria responsabilidade de fazer a separação correta dos materiais recicláveis a partir de casa”, sugeriu Virginio.

Está prevista até o fim do primeiro semestre, a implantação de ações ambientais de conscientização como, por exemplo, campanhas de coletas seletivas nas escolas, empresas, pontos comerciais e condomínios residenciais.

Em Nova Odessa há três pontos de coleta de materiais recicláveis: um no Jardim Santa Rosa, um no Mathilde Berzin e outro no Jardim São Jorge, além de um ecoponto no bairro Monte das Oliveiras, destino também para diversos outros tipos de materiais.

“Esses pontos foram implementados nos últimos anos e têm dado muito certo. Agora, a prefeitura firmou mais essa parceria para ajudar a cooperativa a aumentar a reciclagem e assim estamos contribuindo com o meio ambiente e, consequentemente, com a qualidade de vida das pessoas que vivem aqui”, concluiu Fernanda.

 

Logística Reversa – Uma das propostas da Lei 12.305/2010, que versa sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos, é a destinação final de determinados produtos e/ou embalagens como responsabilidade dos fornecedores. “Desse modo, (essa parceria) é também uma oportunidade para que as empresas façam a logística reversa, ou seja, recebam de volta os produtos e as embalagens para um ‘fim’ correto e sustentável”, garantiu o consultor técnico de projetos do Grupo Gaia, Geraldo Virginio.
Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br