Prefeitura de Capivari inicia nova turma no Curso de Cuidador de Idosos

A abertura do Curso de Cuidador de Idosos foi realizada na tarde de terça-feira, dia 04, no plenário da Prefeitura de Capivari. O curso é realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com a Secretaria da Saúde.

O prefeito, Rodrigo Proença, que esteve presente no primeiro dia do curso ressaltou a importância da capacitação. “Vocês estão tendo a oportunidade de realizar um curso gratuito que contará com a apresentação de uma grande diversidade de profissionais na área da saúde e desenvolvimento social, além de treinamento de primeiros socorros”, ressaltou o prefeito que ainda informou sobre outras oportunidades que são oferecidas pela Prefeitura de Capivari. “O nosso município está oferecendo diversas oportunidades de capacitação aos munícipes, com a vinda da carreta do Senai com o curso de costura industrial e do Via Rápida com os cursos de camareira, bartender e garçom. Também contamos com o Time do Emprego que foi considerado um dos melhores do Estado de São Paulo, o Centro Paula Souza e o Instituto Federal”, explicou.

Capivari está á frente do índice estadual e nacional de oferta de emprego, mas muitas vezes falta capacitação dos candidatos. Por isso, a Prefeitura de Capivari tem procurado aumentar a oferta de cursos para que as vagas sejam conquistadas por moradores da cidade.

O Curso de Cuidador de Idosos conta com: psicóloga, assistente social, enfermeira, terapeuta ocupacional, farmacêutica, nutricionista, fonoaudióloga, professor de atividade física, fonoaudióloga, nutricionista, profissionais da Secretaria da Saúde e ainda contarão com treinamento de primeiros socorros com os bombeiros do Grupo de Resgate de Capivari.

As aulas estão previstas para serem realizadas até o próximo mês e a entrega dos certificados está programada para o dia 19 de maio. Serão mais de 50 horas de curso e os candidatos terão noções básicas sobre: como conhecer o Idoso, direitos humanos, estabelecendo a comunicação, o idoso e o mercado de trabalho, o idoso e a família, alimentação balanceada, higiene e banho, estudo do ambiente do idoso, hábitos nocivos, tabagismo, principais doenças, cuidados no manuseio de medicamentos, terapias alternativas, terapia ocupacional ativa recreativa, dengue, atividade física na terceira idade, comunicação e expressão, convivendo no trabalho, qualidade dos serviços prestados, saúde bucal, pessoa com deficiência e principais mandamentos do cuidador do idoso.

Ao final do curso, os participantes passarão por uma avaliação, onde receberão certificação, estando assim aptos a conseguir um emprego de Cuidador de Idosos e serem multiplicadores nos cuidados com a saúde destes.

Comentários