RMC

Prefeitura de Americana regulariza repasse do FAE e lança projeto esportivo para a saúde


Na tarde desta quarta-feira, 24/02, no Auditório Villa Americana, o prefeito Omar Najar, acompanhado do vice-prefeito Roger Willians, e dos secretários de Governo, Júnior Barros, de Esportes, Edilson Bissoli, e de Saúde, Mirella Povinelli, fez três importantes anúncios para as duas pastas. A Prefeitura de Americana regularizou os repasses junto ao Fundo de Assistência ao Esporte (FAE), garantiu a manutenção do mesmo e lançou o projeto Esporte é Saúde, que atenderá pacientes das UBS (Unidade Básica de Saúde).

“A gente está lutando para colocar a casa em ordem e vamos dar continuidade aos repasses. Peço desculpa para vocês por esse período que não conseguimos fazer o repasse em dia. Agradeço pelo esforço de todos e pelo trabalho desenvolvido junto ao esporte”, enfatizou o prefeito. Omar também destacou a importância do novo projeto instalado no município. “Esse é um projeto muito importante, pois atenderá os nossos pacientes com atividades físicas, prevenindo a população de diversas doenças”, finalizou.

A regularização dos repasses é relacionada ao período de 2015, deixando quitados os débitos do ano passado. A prefeitura já depositou na conta do FAE, o ISSQN (Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza) de dezembro de 2015 e janeiro de 2016, totalizando o valor total de R$ 352.831,78, deixando os repasses em dia junto às modalidades esportivas filiadas e associações.

Suspenso em setembro de 2014, o recolhimento do ISSQN foi retomado pela atual administração no mês de abril do ano passado. Em 2015, contando os meses de abril a dezembro, foi repassado às modalidades esportivas e associações o valor de R$ 1.284.863, 00, através da Lei de Incentivo ao Esporte nº 2.945/95.

O vice-prefeito aproveitou o momento e garantiu a manutenção do repasse para 2016. “Estamos renovando a nossa palavra e certificando que as entidades continuarão com os repasses normalizados esse ano. Elas (entidades) poderão fazer o planejamento durante todo o ano, pois já sabem que todos os meses os repasses serão depositados”, afirmou Roger.

Atualmente, são beneficiadas 10 modalidades esportivas (ciclismo, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, karate, projeto paralímpico, Grupo Melhor Idade e voleibol) e 13 associações (Associação de Natação Americanense, Associação Desportiva Unimed, Associação Desportiva Crescendo no Esporte, Associação Desportiva Independente, Associação Alpha Brasil, Associação Escola de Goleiros, Clarian Esportes Olímpicos (CEO), Liga Desportiva Regional Americanense (Lidra), Liga Americanense de Futebol (LAF), Liga Americanense de Tênis (LAT), Sociedade Amigos do Parque da Liberdade, Sociedade Esportiva Camisa 10, SRFE Unidos Cordenonsi).

O secretário de Esportes ressaltou a importância da reativação, no ano passado, e a manutenção da Lei de Incentivo ao Esporte. “Esses pagamentos colocarão tudo em dia, fortalecendo ainda mais o nosso trabalho. Sem os repasses da Lei de Incentivo seria quase impossível manter o esporte em nossa cidade. Tenho que agradecer o prefeito pela confiança em nosso trabalho”, falou Bissoli.

A Secretaria de Esportes de Americana segue trabalhando com o objetivo de reestruturar as escolas esportivas, oferecendo 34 núcleos esportivos de 17 modalidades (Atletismo, basquete, biribol, bicicross, ciclismo, futebol, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, karate, natação, tênis, tênis de mesa, voleibol e xadrez) e a Escola de Goleiros, para as crianças e adolescentes do município.

Projeto Esporte é Saúde – Outro anúncio importante foi do lançamento do Projeto Esporte é Saúde, mobilizando as Secretarias de Esportes e Saúde de Americana. Já em prática desde a semana passada, o programa oferece aulas gratuitas de ginástica e caminhada aos pacientes dos postos de saúde do município.

“Essa parceria entre as Secretarias de Saúde e Esportes foi idealizada para garantir as atividades físicas nas UBS. Comprovada cientificamente, a atividade física é considerada como tratamento, substituindo medicamentos em determinadas doenças, sendo uma poderosa arma de controle da diabete, hipertensão e prevenção de doenças cardiovasculares. Praticada de forma regular, a atividade física é essencial para a vida, para prevenção e tratamento de doenças”, explicou Mirella.

No início, o projeto Esporte é Saúde atenderá sete UBS (Unidade Básica de Saúde), nos bairros Jardim Guanabara (UBS 04), Jardim Alvorada (UBS 08), Antônio Zanaga I (UBS 10), Jardim Brasil (UBS 14), Parque da Liberdade (UBS 19), Parque das Nações (UBS 21) e Cariobinha (UBS 09). A Secretaria de Esportes cederá 18 profissionais de educação física para a execução do programa.

 

 

Unidade de Imprensa

Fotos: Marilia Pierre

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br