29 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Prefeitura de Americana realiza audiência pública para apresentação do Plano de Saneamento Básico

Compartilhe essa notícia!

A Prefeitura de Americana vai realizar nesta sexta-feira (15/1), às 19 horas, uma audiência pública para a apresentação do Plano Municipal de Saneamento Básico, no plenário da Câmara Municipal. No evento, serão abordados os temas sobre Resíduos Sólidos, Plano de Saneamento de Esgoto, Plano de Saneamento de Água e Plano de Drenagem.

 

A audiência contará com as participações do diretor geral do Departamento de Água e Esgoto (DAE), Leandro Zanini, do secretário de Meio Ambiente, Adriano Camargo Neves, e do secretário de Obras e Serviços Urbanos, Eraldo Camargo, que irão abordar os temas e conduzir a audiência.

 

Segundo o diretor do DAE, que também é presidente do Conselho Municipal de Saneamento Básico, o Plano Municipal vai conter diretrizes para os próximos 30 anos. “A apresentação vai abordar o que o estudo do plano contemplou e será um norte para ações nos próximos anos. Por isso, a audiência pública tratará de propostas que irão consolidar estas ações, com base nos estudos técnicos, na participação da sociedade civil e o Plano Diretor que irá contemplar a coordenação e expansão de toda a cidade”, explicou Leandro Zanini.

 

O Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos do Município de Americana foi instituído pela lei nº. 5388, de 27 de junho de 2012, com o objetivo de implantar soluções consorciadas ou compartilhadas com municípios vizinhos ou integrantes da Região Metropolitana de Campinas (RMC), considerando a proximidade dos locais estabelecidos para disposição final ambientalmente adequada de rejeitos, bem como as formas de prevenção dos riscos ambientais.

 

As ações do Sistema de Esgotos Sanitários abordarão pontos sobre a caracterização da área em estudo e do sistema existente no município, proposição de obras e intervenções para ampliação e melhoria do sistema e avaliação dos investimentos.

 

Abrangendo o Sistema de Abastecimento de Água, as ações básicas previstas no plano visam aumentar a capacidade, elevar a segurança operacional, otimizar a operação e melhorar a qualidade dos serviços prestados pelo sistema de água.

 

O Plano de Drenagem Urbana e Manejo de Águas Pluviais também é parte integrante do Plano de Saneamento. De suma importância para o efetivo planejamento urbano e de desenvolvimento sustentável, o plano estabelece as principais ações voltadas para redução dos problemas de inundações, com consequente melhoria da qualidade da água, promoção de saúde, bem-estar da população e desenvolvimento sustentável.

 

 

 

Unidade de Imprensa – Daniela Alves

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!