RMC

Prefeitura de Americana intensifica prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti


A secretaria de Saúde de Americana montou uma estratégia de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti no município para os próximos seis meses. O anúncio foi feito nesta quarta-feira  (17) em coletiva de imprensa no gabinete do prefeito Omar Najar. A mobilização envolverá, ainda, as secretarias de Obras e Serviços Urbanos, Meio Ambiente e Educação, além do Departamento de Água e Esgoto e Defesa Civil.

Na próxima semana, 80 agentes da dengue iniciarão as operações de controle e combate do mosquito transmissor dos vírus da dengue, zika e chikungunya.  As ações vão se estender até o final do ano e visam orientar a população e combater os focos do mosquito em quatro etapas, abrangendo todas as regiões da cidade. O trabalho será iniciado na próxima semana na região do pós-Anhanguera, onde estão localizados os bairros Praia Azul, Praia dos Namorados, Jardim Brasil, Vale das Nogueiras e Antônio Zanaga. A empresa Sime Prag do Brasil, vencedora do pregão presencial realizado em janeiro, contratou 57 agentes para trabalhar na operação, que terá também a participação de 23 agentes da  própria Secretaria de Saúde. Americana tem registrados 78 casos suspeitos de dengue, sendo sete confirmados e sete negativos. Há, ainda, um caso autóctone de zika contraído por uma gestante, cujo exame da primeira sorologia deu positivo. Agora, a Secretaria de Saúde aguarda o resultado de uma segunda sorologia da paciente para a confirmação definitiva da doença.

Nesta semana, os funcionários contratados estão em treinamento para o trabalho de  prevenção e combate do mosquito.  “As equipes vão orientar a população durante a visita às residências. A estratégia visa, ainda, promover  varreduras e bloqueios de criadouros, além de nebulização nos locais onde houver focos”, informou a secretária de Saúde, Mirella Povinelli. Para o prefeito Omar Najar, a Prefeitura vai intensificar a fiscalização em terrenos com mato e entulho e notificará os proprietários. “Temos que ter consciência que o mal provocado pelo mosquito é para todos. Em todos devem, portanto, colaborar com a campanha”, frisou.

A estratégia de trabalho ainda consiste em ações educativas nas escolas e indústrias, além da distribuição de panfletos. No próximo sábado, haverá uma ação de limpeza no entorno da Gruta Dainese, com a retirada de todo tipo de sujeira, além de conscientização dos moradores pelos agentes da dengue.

No último dia 10 de fevereiro, o prefeito Omar Najar  mandou um ofício ao Exército, em Campinas,  solicitando o apoio da unidade militar e o envio de soldados para auxiliar nas ações de controle e combate do mosquito.

 

Unidade de Imprensa

Foto: Marilia Pierre

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br