Prefeitura de Americana conscientiza novos condutores na Semana Nacional de Trânsito

Como parte das ações da Semana Nacional do Trânsito, na manhã desta quarta-feira (27/9), a equipe da Unidade de Transportes e Sistema Viário da Prefeitura de Americana realizou um trabalho de conscientização, com orientações e distribuição de materiais educativos, aos novos condutores de veículos do Centro de Formação de Condutores (CFC), na Rua Paolo Dell’Agnese, no São Luiz, próximo à área de Lazer Oswaldo Elias, local onde são realizados os exames práticos dos condutores de veículos. O trabalho também envolveu os condutores infratores que estão fazendo reciclagem, além dos instrutores do CFC.

Na manhã desta quinta-feira (28/9), haverá ações de educação no trânsito junto aos  condutores de motocicletas e também aos instrutores dos Centros de Formação de Condutores, na Rua Coelho Neto com a Rua Joaquim Puppo, na Vila Amorim (local de exame prático de condutores de motocicletas).

Encerrando as atividades, na manhã de sexta-feira (29/9), na Avenida Brasil, no Jardim São Paulo, próximo ao Centro de Cultura e Lazer (CCL), está programada uma ação educativa da Unidade de Transportes e Sistema Viário com a Guarda Municipal, com orientação e distribuição de materiais impressos do Detran – Departamento Nacional de Trânsito da campanha da Semana Nacional do Trânsito, aos  condutores de veículos e motocicletas.

Com o tema “Minha escolha faz a diferença no trânsito”, a Semana Nacional de Trânsito teve início no dia 22, com ações de conscientização no Poupatempo/Detran, na Rua José de Alencar, na Vila Jones. Na ocasião, foram realizadas distribuições de materiais impressos do Detran e de gibis da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP)  para as crianças.

Na segunda-feira (25/9), foi proferida a palestra “Educação para o Trânsito”, destinada aos funcionários de uma empresa privada do município, do ramo de transportes. Na terça-feira (26/9), no período da manhã, houve divulgação da campanha, com distribuição de material para 150 motoristas de ônibus no Terminal Metropolitano, no Centro, com a participação de fiscais da empresa de transporte coletivo.

 

O tema, definido pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), acompanha as ações da “Década Mundial de Ações para Segurança no Trânsito – 2011 a 2020”, da Organização das Nações Unidas (ONU). O objetivo é conscientizar o cidadão de sua responsabilidade no trânsito e na valorização da vida.

 

De acordo com o Programa Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, do Governo do Estado de São Paulo, a abordagem está sendo focada no uso do celular no trânsito. Um dos principais motivos que causa distração e, consequentemente, acidentes no trânsito, segundo a Unidade de Transportes e Sistema Viário da Prefeitura de Americana.

 

Unidade de Imprensa

Fotos: Divulgação

Comentários
Posted Under