RMC

Prefeito vistoria obras de reforma do Observatório Municipal de Americana


O prefeito Omar Najar, acompanhado pelo secretário de Cultura e Turismo, Fernando Giuliani, vistoriou nesta segunda-feira (4) as obras de reforma do Observatório Municipal de Americana (OMA). Depois da demolição das lajes condenadas, a colocação dos conduítes da parte elétrica e as vigas metálicas da laje, a reconstrução entra em sua terceira fase com a colocação da laje de piso e reboco.

“Com a reforma, o OMA voltará a atender aos pedidos das escolas públicas municipais, estaduais e particulares, além da observação que será feita em um lugar mais amplo e adequado, sobre a nova laje de piso”, argumentou o prefeito.

“A parte mais complicada, que era a demolição, já foi executada. Esperamos cumprir o prazo até o final de junho, quando deve ocorrer a reinauguração”, afirmou o secretário Fernando Giuliani.

O OMA contará com sala de aula para implantação do sistema digital, sala de informática, biblioteca e sala administrativa. O local ganhará um novo acesso ao andar superior, com a construção de uma rampa de aproximadamente 20 metros de comprimento para acessibilidade, saindo da pista de caminhada do Jardim Botânico.

Cúpula automatizada

Outra novidade será a substituição de todas as janelas por vidros temperados que darão maior visibilidade para os visitantes do Parque Ecológico e o sistema de iluminação externa de led. Giuliani também informou que o local ganhará banheiro para deficientes físicos, além da reforma do Museu do Tempo, localizado na parte externa do OMA.

Com o valor estimado em R$ 400 mil, a reforma do OMA, iniciada na primeira quinzena do mês de janeiro, está sendo custeada e executada pela empresa Santo André Empreendimentos. Com a iluminação em Led, adequada ao Observatório, a reforma computará pontos para a cidade de Americana no Programa Município Verde Azul.

Inaugurado em agosto de 1985, o OMA foi o segundo do gênero implantado no país, por situar-se em local de melhor latitude do mundo para observação do cometa Halley. As imagens obtidas na época pelo telescópio estão arquivadas na Agência Espacial dos Estados Unidos (NASA). O OMA é considerado observatório pedagógico pioneiro em atendimento escolar e líder brasileiro absoluto na Gnomônica (Ciência que estuda, classifica e cataloga os relógios de Sol).

 

Unidade de Imprensa

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br