RMC Santa Bárbara d´Oeste

Prefeito Omar Najar reabre Teatro Municipal e resgata a cultura de Americana


O prefeito de Americana Omar Najar e o secretário de Cultura e Turismo Fernando Giuliani reinauguraram na última quarta-feira (26/8) o Teatro Municipal “Lulu Benencase”. O prefeito, que assumiu a Administração Municipal em 9 de janeiro deste ano, entrega à população as obras de reforma do teatro, após permanecer mais de quatro anos fechado, sem custos para a prefeitura, com recursos de empresários que acreditaram no projeto do governo Omar Najar para a recuperação de Americana.

 

“Agradeço a presença de todos e a amizade de longa data do empresário Roberto Faé, da Têxtil Corttex, que tornou possível esta obra, com a ajuda de amigos empresários que acreditaram neste projeto. Quatro anos se passaram. O teatro estava abandonado. Quando assumi a prefeitura, em janeiro deste ano, o Faé foi me visitar e coloquei a preocupação em reabrir o teatro para a população. Ele aceitou o desafio e foi buscar parcerias. E, após cinco meses de obras, estamos reabrindo esta casa. Esta conquista é um marco para a cidade. Resgatamos a cultura e a memória da cidade, sem jamais se esquecer do meu amigo Carrol Meneghel (in memorian), prefeito que construiu este teatro, inaugurado em 1988.”, disse o prefeito Omar Najar, na entrega do novo Teatro Municipal de Americana.

 

O secretário de Cultura e Turismo de Americana, Fernando Giuliani, emocionado, falou da luta para a viabilização do projeto de reforma do teatro. “Foi uma luta e valeu a pena todos os esforços empenhados para a recuperação da cultura da cidade. Não podíamos mais aceitar a falta deste espaço e buscamos de todas as formas resgatá-lo, após um longo e incompreensível período de inatividade. Foi uma obra familiar, pois contamos com a colaboração de famílias americanenses, empresários que convivem com as dificuldades enfrentadas pela cidade nestes últimos anos e que confiaram neste governo para um novo recomeço. Com certeza, Americana será referência novamente e voltará ao cenário nacional, com espetáculos de qualidade”, disse o secretário de Cultura e Turismo, Fernando Giuliani.

 

O secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena, enalteceu a obra do teatro e ressaltou a importância do espaço para a classe artística e o acesso da população à cultura. “É uma honra participar deste momento tão importante para a cidade de Americana, que estará completando 140 anos de fundação neste dia 27 de agosto. Parabenizo o prefeito Omar Najar, o secretário Fernando Giuliani, o empresário Roberto Faé, e estendo meus cumprimentos a todos que colaboraram para a entrega desta obra”,

 

Com investimento na ordem de R$ 600 mil, o teatro recebeu novo telhado, forro, carpete, pintura, iluminação, manutenção e limpeza dos aparelhos de ar condicionado (equipamentos conquistados pelo deputado Sardelli para o município), reforma completa nos seis camarins e na entrada no teatro, instalação de projeto atualizado de acessibilidade e equipamentos exigidos pelo Corpo de Bombeiros.

 

A reinauguração do Teatro Municipal de Americana contou com as apresentações do artista Mazinho Quevedo, da Orquestra Sinfônica de Americana e dos corais Corda Coral e Vocalis.

 

Participaram do evento, os deputados estaduais, Francisco Sardelli e Cauê Macris, o presidente da Câmara Municipal Pedro Peol, o assessor da Secretaria Estadual de Cultura, Jamil Scatena, secretário municipal de Trabalho e Renda de Campinas, Arnaldo Salvetti, representando o vice-presidente da República Michel Temer, secretários municipais, vereadores, empresários, funcionários do teatro, imprensa e convidados.
Programação de reabertura do teatro

 

Nesta quinta (27/8) e sexta-feiras (28/8), será realizado o espetáculo “Tecido do Abraço”, com apresentações de artistas americanenses com números de teatro, dança, canto e circo, a partir das 19h30. A entrada é franca e a Secretaria de Cultura ainda está disponibilizando alguns ingressos. O telefone é o 34088010.
No sábado (29/8), o teatro recebe a peça teatral “Morte Acidental de um Anarquista”, com o ator Dan Stulbach. No domingo (30/8), às 15h30, encerrando a programação, será apresentado o espetáculo infantil “Patati Patatá”.  Os ingressos estão à venda na bilheteria do teatro.
Unidade de Imprensa – Daniela Alves
Fotos: Gaggo

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br