Prefeito Omar Najar acompanha inspeção veicular na Semana do Meio Ambiente

O prefeito Omar Najar acompanhou na manhã desta sexta-feira (9/6) o início dos trabalhos para a Inspeção Veicular, na avenida Brasil, atividade que faz parte da programação da Semana do Meio Ambiente. A inspeção veicular é gratuita e vai até às 16 horas, com o apoio da empresa Umicore e o intuito de melhorar a qualidade do ar e preservar o meio ambiente.

O objetivo é verificar nos veículos se os gases poluentes estão sendo filtrados corretamente e orientar o motorista a realizar devida manutenção. O secretário do Meio Ambiente, Odair Dias, acompanhou as inspeções. “Carro inspecionado significa melhor qualidade do ar, dessa forma, as pessoas que possuem problemas respiratórios precisam ir menos aos hospitais. Além disso, nós pretendemos implementar a legislação de inspeção dentro do município nos próximos meses, para que possamos melhorar a qualidade do nosso ar. Quando o veículo está regulado, o consumo é reduzido e, consequentemente, fica melhor para o bolso e aumenta a vida útil do carro”, disse.

O catalisador é responsável por converter até 98% dos gases tóxicos do motor, através de reação química, em gases não nocivos ao meio ambiente. Essas emissões são medidas por um aparelho analisador de gases que mede o nível de CO (monóxido de carbono) e HC (hidrocarbonetos). Segundo o gerente de marketing e vendas da Umicore, Cláudio Furlan, “os carros já saem de fábrica regulados para filtrar a emissão dos gases, porém, muitas vezes, as pessoas não fazem a manutenção correta e é preciso orientar os motoristas sobre as emissões prejudiciais ao meio ambiente, pois podem gerar, até mesmo, alguns tipos de câncer.”

A inspeção veicular conta com o apoio das empresas Umicore, OG Escapamentos Caruso Ambiental, Secretarias de Meio Ambiente e de Obras e Serviços Urbanos – Unidade de Transportes e Sistema Viário, Guarda Municipal.

As ações e atividades da Semana do Meio Ambiente de Americana tiveram início no dia 28 de maio, com o anúncio pelo prefeito Omar Najar do início das obras de reurbanização para a preservação e recuperação da orla da praia e da represa Salto Grande, totalizando investimentos no valor de R$ 2,7 milhões. As obras tiveram início em 2 de junho e os recursos são  provenientes do Governo Federal, através do Programa “Apoio a Projetos de Infraestrutura Turística”, do Ministério do Turismo.

Outras atividades foram promovidas na Semana do Meio Ambiente, como a realização do projeto “Preservando e Reciclando” em várias escolas, plantio de mudas, Cursos de Licenciamento Ambiental e de Arborização Urbana, além da Inspeção Veicular.

Comentários
Posted Under