Prefeito Omar e secretário de Meio Ambiente anunciam o primeiro parque urbano com trilha de Americana

Na manhã de ontem (04), foi anunciado pelo prefeito de Americana, Omar Najar, e o secretário de Meio Ambiente, Odair Dias, a criação do “Uga-Uga”, o primeiro parque natural com trilha urbana em Americana. A área total possui 100 mil m² e fica na Avenida Raphael Vitta. A trilha de caminhada terá dois quilômetros de extensão, piso de saibro sobre o solo compactado e cercamento e calçamento ecológico com 1.250 metros. O parque irá contar também com playground de madeira, sistema de segurança com videomonitoramento, base para grupos de escoteiros e praça de apoio com quiosques e sanitários.

Para a revitalização da área, a Secretaria de Meio Ambiente conta com parceria da Unimed, da empresa Suzano, da Braidotti Engenharia e de diversas secretarias municipais.  “Quero agradecer a parceria das empresas e fico contente em anunciar este projeto que toda a população irá utilizar. As secretarias farão a limpeza e todos os serviços que precisam para deixar a área útil”, disse o prefeito.

Entre as vantagens com a criação do novo parque estão a eliminação da área de descarte irregular de resíduos, combate a queimadas, já que o local foi alvo de vários incêndios, preservação da fauna e flora e opção de educação ambiental, lazer e cultura gratuita.  “Logo após a aprovação do prefeito, demos iniciou ao projeto e tratores já estão na área fazendo a limpeza, que com estudo da equipe do Meio Ambiente não irá interferir no ecossistema local. Nosso objetivo é inaugurar o ‘Uga-Uga’ em oito meses”, informou Odair Dias.

“Americana tem retomado seu lugar no âmbito de qualidade de vida. A prefeitura tem batalhado bastante e com o apoio de parceiros vem anunciando importantes novidades. Quero parabenizar a administração e estou disponível para ajudar na criação deste novo parque”, frisou o Deputado Estadual, Chico Sardelli.

Buscando atrair a participação de escolas, a secretaria irá abrir concursos para a elaboração do portal de entrada e do personagem característico do parque, o “Uga-Uga”.

Mais informações sobre o projeto podem ser adquiridas pelo telefone da Secretaria de Meio Ambiente (19) 3471-7770.

Foto: Marilia Pierre

Comentários
Posted Under