Prefeito oficializa criação da Romu e entrega de três novas viaturas

O prefeito de Americana, Omar Najar, oficializou ontem (28) a criação da Romu (Ronda Ostensiva Municipal) da Gama (Guarda Municipal de Americana) e a entrega das três novas viaturas deste grupamento. Para esta formalização, ele recebeu no gabinete o comandante da autarquia, Marcos Guilherme, acompanhado do responsável pela Romu, subinspetor GCM Charles Renato da Costa e alguns integrantes do novo grupamento que agora substitui a Romep (Ronda Ostensiva Municipal Especial Preventiva).

 

O Decreto nº11.815/2017 que trata da instituição da Romu foi assinado pelo prefeito nesta quarta-feira (27) e divulgado no jornal que publica os atos oficiais da Prefeitura de Americana. Durante o encontro no gabinete, Omar entregou uma cópia do documento ao comandante da Gama, que destacou a importância desta formalização. “Há 17 anos a Romep existe sem essa formalização e hoje isso se tornou realidade. A denominação de Romu segue uma tendência nacional de padronização de estatuto e normas de procedimentos e denominação de equipes”, afirmou Marcos Guilherme. Durante a reunião, os integrantes da Romu receberam as novas braçadeiras e distintivos do prefeito Omar Najar.

 

As três novas viaturas são do modelo Amarok, da marca Volkswagen, diesel, motor 2.0 tração nas quatro rodas. Elas foram adquiridas por meio de processo licitatório com recursos próprios da Administração Municipal por R$ 427 mil no total. Já estão equipadas com radiocomunicadores, sinalizadores, compartimentos para presos, suportes para armas longas e já começaram a atuar nas ruas.

 

 

 

 

 

 

O prefeito destacou a importância deste investimento para a corporação e o município. “Muito obrigado a todos, fico muito feliz, pois mesmo com muito sacrifício estamos conseguindo fazer algo pela Gama. Que com esses veículos vocês tenham melhores condições de trabalho e de cuidar da segurança da nossa população”, disse Omar. “O que eu puder fazer, podem contar comigo”, completou.

 

Capacitação

Na quarta-feira (27), no período da manhã, os 36 integrantes da Romu receberam na sede da Gama dois técnicos da empresa contratada na compra das viaturas, Gabriel Pelicano e Paulo Vilela, que tiraram todas as dúvidas quanto às especificações dos veículos. No período da tarde foi realizada a parte prática, quando os guardas participaram de exercícios verificando as características do sistema de freios, estabilidade, eficiência, direção, entre outros aspectos.

 

O encarregado de Ensino e Instrução da Gama, Hariel Mikolay, destacou que as novas viaturas são muito eficientes e que superaram as expectativas. “A Gama nunca teve veículos desse porte, com ótima visibilidade e que possibilitam a entrada em locais de difícil acesso”, explicou.

 

A Ronda Ostensiva Municipal compreende as seguintes subdivisões: Apoio Tático; Canil; Bike Patrulha e Motocicleta.

 

Unidade de Imprensa

Fotos: Marilia Pierre

Comentários
Posted Under