RMC

Prefeito inaugura unidade de Saúde no Jaguari em Americana


Com 754.58m² de construção e investimentos de R$ 555,8 mil, o prefeito de Americana, Omar Najar, e a secretária de Saúde, Mirella Povinelli, entregaram na tarde de ontem segunda-feira (18) a Unidade de Estratégia Saúde da Família do bairro Jaguari. A obra, viabilizada por meio de convênio com o Ministério de Saúde, estava paralisada desde junho de 2013, ainda na gestão passada. Foi retomada pela atual administração e, agora, vem reforçar os serviços já oferecidos pela rede pública.

A unidade contará com os serviços de um enfermeiro de saúde, quatro agentes comunitários de saúde, um médico de família e dois técnicos de enfermagem. O foco principal do programa é a prevenção e promoção da saúde, com visitas domiciliares e acompanhamento da evolução da saúde da população. O atendimento prioriza pacientes com hipertensão, diabetes, recém-nascidos e gestantes.

O vice-prefeito e secretário de Ação Social e Desenvolvimento Humano, Roger Willians, agradeceu a presença de todos e lembrou que a obra da nova unidade estava parada e abandonada há alguns anos e foi resgatada pela atual gestão. “Estamos entregando mais um instrumento na área de saúde, a exemplo do que fizemos há duas semanas no Zanaga. Este é o primeiro equipamento de saúde do bairro e da região com maior crescimento demográfico na cidade. E estamos entregando com dois meses de antecedência. Que a unidade traga muita saúde e muita vida para essa região”.

A secretária de Saúde, Mirella Povinelli, destacou o prêmio que Americana recebeu na semana passada durante um congresso de municípios do Estado. “Eram mais de 400 cidades de São Paulo e Americana ficou entre as 10 primeiras. Foi a única cidade da Região Metropolitana de Campinas (RMC) premiada. Isso é reflexo de um trabalho sério e honesto desenvolvido por uma equipe de pessoas dedicadas”, disse.

Mirella frisou ainda que gostaria que Americana tivesse uma cobertura acima de 60% em saúde de família, como preconiza o Ministério da Saúde. “Mas assumimos com um ônus de menos de 15% de cobertura, com uma realidade que não via investimentos há mais de oito anos”, completou.

O prefeito Omar Najar disse que estava muito feliz pelo prêmio recebido pela Secretaria de Saúde e por poder atender a população do Jaguari. “Essa obra ficou paralisada e até corremos o risco de ter que devolver parte do dinheiro ao governo federal. Mas conseguimos terminar o prédio e atender a população da melhor maneira possível. Se Deus quiser, na próxima quarta reabriremos o pronto-atendimento 24 horas do Zanaga, que aliviará o atendimento na UPA São José e no Hospital Municipal. E deixaremos uma ambulância 24 horas na unidade do Parque Gramado. Saúde é prioridade no nosso governo”.

O novo prédio, localizado na rua Lupicínio Rodrigues, possui consultórios, sala de espera, sala de vacina, sala de curativo, sala de procedimento, sala de reunião, sala de esterilização, sala de expurgo, copa e sanitários.

Além do presidente da Câmara Municipal, Pedro Peol, também compareceram à inauguração os vereadores Moacir Romero, Otto Kinsui, Eduardo da Farmácia,  Alfredo Ondas e Tonhão do Veteranos.

 

 

Unidade de Imprensa

Fotos: Marilia Pierre

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br