Limeira

Prefeito de Limeira recebe cônsul da China em visita oficial


Foto: Cônsul geral adjunto Fu Changhua com o Prefeito de Limeira Mario Botion

Limeira foi sede neste final de semana (11 e 12) da 2ª edição da Festa de Ano Novo do calendário chinês, evento organizado pela Associação Cultural Brasil-China. Na oportunidade, a autoridade do país asiático no Brasil, o cônsul geral adjunto Fu Changhua foi recebido em visita oficial neste domingo (12) pelo prefeito Mario Botion.
A recepção ao cônsul ocorreu no Edifício Prada durante o final da manhã de domingo. A visita oficial, embora tenha tido a finalidade de participação dele na festa realizada no Parque Cidade, serviu para reforçar relacionamento entre Limeira e a China também no campo econômico. “A visita teve uma finalidade cultural, mas sem dúvidas foi uma oportunidade de iniciarmos conversas como forma de atração de investimentos para Limeira”, disse o prefeito Mario Botion (leia em texto abaixo). A tarefa de um cônsul é defender interesses de cidadãos e da iniciativa privada do país de origem.
A solenidade no Edifício Prada foi marcada por discursos do prefeito Mario Botion e em seguida do cônsul. Na sua fala, o prefeito destacou a honra em sediar o evento cultural e de recepcionar o cônsul.  Lembrou da importância da troca de experiências entre o país asiático com o município de Limeira. Ainda mencionou aspectos da milenar cultura chinesa, com ensinamentos de humildade, sinceridade, ética e cortesia – e ainda a valorização da pessoa mais velha e a importância do valor coletivo.  Botion ainda observou o espírito inovador do povo chinês, com a invenção do papel, o pioneirismo da impressão de livros e a criação da bússola.
Durante o discurso, o prefeito relatou a diversidade dos negócios na cidade, desde a presença de indústrias de autopeças, passando pelo setor papeleiro até o setor de folheados e joias. Também apontou o avanço do ensino universitário, com excelentes escolas técnicas, faculdades, principalmente em relação aos dois campus da Unicamp sediados em Limeira.
O cônsul geral adjunto Fu Changhua agradeceu a hospitabilidade oferecida para sua visita oficial a Limeira. Ele mencionou ainda teor do discurso de Botion, com inúmeros elogios a China. Fu destacou que os laços de seu país com cidades reforçam o relacionamento com vista a direcionar investimentos para o município.
Participaram ainda do evento no Edifício Prada, entre outros, o presidente da Associação Cultural Brasil/China, Lee Cheng Pin, a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Roberta Franceschi Botion, o vice-prefeito Júlio C. Pereira dos Santos,  secretários municipais, o presidente da Câmara, Zé da Mix, além de dirigentes de entidades patronais de Limeira.

CULTURA

Após o evento na sede da Prefeitura, Botion, a comitiva chinesa e dirigentes empresariais de Limeira se deslocaram ao Parque Cidade. No local, o prefeito assistiu a apresentações culturais chinesas e visitou outras atrações do evento comemorativo ao Ano Novo Chinês.
Visita reforça laços para atrair investimentos

A presença do cônsul geral adjunto da China em Limeira poderá facilitar o estreitamento de laços para atrair investimentos do país asiático para a cidade. Durante o discurso, ainda no Edifício Prada, o cônsul Fu Changhua mencionou de forma indireta esta hipótese.  “É uma oportunidade de negócios para Limeira”, diz o prefeito Botion. “A cidade está com uma legislação que já facilita essa atração de investimentos externos”, observa.  O prefeito está programando uma visita oficial ao consulado da China, em São Paulo, quando este assunto estará em pauta.
Secretário de Desenvolvimento, Inovação e Turismo, Tito Almirall, ficou animado com a visita da delegação chinesa à cidade, também de olho na possibilidade de vinda de investimentos. “O evento de hoje é bastante significativo e traz benefícios para aproximações na área econômica”, diz.
Tito lembra o crescimento espantoso da China nos últimos anos. O país asiático tem atualmente a segunda economia mundial e é um dos principais parceiros econômicos do Brasil.
Para o presidente da Acil (Associação Comercial e Industrial de Limeira), José Mario Bozza Gazzetta, a oportunidade propiciada pelo evento é significativa. “A possibilidade de atrairmos investimentos para Limeira é real, principalmente em setores de tecnologia”, observa.
O vereador Lemão da Jeová Rafa (PSC), diretor da Associação Cultural Brasil/China, e um dos organizadores do evento deste final de semana, aposta em oportunidade real para o desenvolvimento com a vinda do cônsul a Limeira.

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br