RMC

Prefeito de Itatiba é eleito presidente do Conselho da RMC

 


 

Ontem pela manhã, 22 de fevereiro de 2016, o Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas, da Agência Metropolitana de Campinas (Agemcamp), elegeu os novos presidente e vice-presidente da RMC. A cerimônica aconteceu no Salão Vermelho da Prefeitura de Campinas.

O prefeito Jonas Donizette foi o presidente do Conselho da RMC em 2015, e passou o cargo a João Fattori, prefeito de Itatiba. Na vice-presidência permanece o prefeito de Santa Bárbara D´Oeste, Denis Andia. A reunião contou com a presença dos prefeitos das cidades da RMC, de representantes do Estado em diversas áreas e de vereadores de Campinas.

Jonas agradeceu pelo período à frente da presidência da RMC e destacou o quanto as ações em conjunto entre as cidades e as demais esferas de governo colaboram para o desenvolvimento da região. “Foi uma honra presidir este Conselho. Todos são muitos bons e as ações foram muito dinâmicas. As cidades apontaram suas necessidades e, por isso, foi fundamental contar com cada amigo, cada prefeito, para fortalecer o trabalho na nossa região”, afirmou Jonas.

O novo presidente do Conselho, João Fattori, destacou o trabalho no ano de 2015 e afirmou que a RMC é um exemplo para o Estado de São Paulo. “Vamos levar o sonho de cada cidade adiante”, disse Fattori.

O subsecretário de Assuntos Metropolitanos do Estado, Edmur Mesquita, afirmou que a RMC é uma das regiões mais estruturadas do Estado de São Paulo.

Além da eleição, a reunião teve também a apresentação, pela diretora-executiva da Agemcamp, Ester Viana, do balanço das atividades da agência durante 2015. Foram 48 projetos aprovados, 12 reuniões do Conselho, 21 reuniões do Conselho de Orientação do Fundocamp e 67 encontros de Câmaras Temáticas. Ester também lembrou a ampla participação de agentes dos governos federal e estadual nas reuniões e propostas da RMC.

Algumas ações foram destacadas, como o mutirão regional para combate do mosquito Aedes Aegypt; o 8º Fórum Regional de Educação da RMC, em Campinas; o 2º Seminário de Turismo na RMC, entre outras.

Conselho de Orientação Fundocamp

Também foram eleitos os membros do Conselho de Orientação do Fundo de Desenvolvimento Metropolitano de Campinas (Fundocamp): Clayton Machado, prefeito de Valinhos; Antonio Fernandes, prefeito de Cosmópolis; Beto Zem, prefeito de Morungaba, Felipe Carraro, gerente regional da Companhia de Desenvolvimento Habitacional Urbano (CDHU) e diretoras técnicas da Agemcamp, Carmen Elias e Jamile Fonseca.

O Conselho de Orientação foi criado para supervisionar a aplicação dos recursos do Fundocamp, provenientes de aportes financeiros repassados pelo governo do Estado de São Paulo e pelos 20 municípios da RMC. Esse recursos dão suporte financeiro ao planejamento integrado e às ações de interesse comum entre o Estado e os municípios, como projetos e ações que visam a melhoria dos serviços públicos municipais e a qualidade de vida na região.

Prefeitura Municipal de Campinas
Crédito foto: Fernanda Sunega

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br