RMC Saúde

Prefeito de Campinas autoriza a construção do Centro de Diagnóstico do Câncer


O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, assinou na última sexta-feira, 19 de fevereiro, o decreto que autoriza a construção da unidade de Campinas do Centro de Diagnóstico do Hospital de Câncer de Barretos.

A unidade funcionará em um terreno de 11,4 mil metros quadrados, cedido pela Prefeitura de Campinas, na Avenida das Amoreiras, em frente à marginal do Piçarrão. A pedra fundamental será lançada em 29 de fevereiro.

Essa instituição vem fortalecer ainda mais o sistema de saúde da cidade, que tem um histórico de especialistas nas áreas de pesquisa e tratamento de câncer”, afirma Jonas.

Os recursos, na ordem de R$ 70 milhões, são provenientes do acordo da Shell/Basf com o Ministério Público. Deste total, metade será aplicada na unidade de Campinas e o restante investido em pesquisas no hospital de Barretos.

A unidade contará com laboratório, área de procedimentos e administração. Depois do diagnóstico, os pacientes serão encaminhados para a rede pública da cidade (hospitais Celso Pierro, de Clínicas da Unicamp, Celso Pierro (PUC), Mário Gatti e Ouro Verde, além da Policlínica e do Centro Boldrini).

O Centro de Diagnóstico de Câncer terá cinco carretas que farão busca ativa da doença e educação da população. Serão realizados exames para diagnósticos de quatro tipos de câncer: pulmão, cólon, mama e pele.

O diagnóstico precoce de câncer garante uma qualidade de vida melhor ao paciente e aumenta as chances de cura.

Câncer em Campinas

Em 2014, 1.418 pessoas morreram de câncer em Campinas. Do total, 763 homens e 655 mulheres.

Nas pessoas do sexo masculino, o câncer de pulmão (seguido pelo de próstata) é o tipo que mais leva à morte.

Nas mulheres, o câncer de mama (seguido pelo de colo do útero) é a principal causa de morte.

A estimativa da Secretaria de Saúde, com base nos dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), é que Campinas tenha pelo menos 5 mil novos casos de câncer por ano.

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br