RMC

Prefeito de Americana entrega reforma em Estratégia de Saúde da Família do Zanaga II


O prefeito de Americana, Omar Najar, e a secretária de Saúde, Mirella Povinelli, entregaram na tarde de ontem quarta-feira (06) a reforma da Estratégia Saúde da Família (ESF) do Zanaga II. O prédio, localizado à rua Ademar Tavares, recebeu pintura interna e externa, troca de telhados e calhas, lâmpadas e reatores, conserto de portas e grades e colocação de vidros.

O local contará com duas equipes de saúde da família, com médicos generalista e ginecologista. Os profissionais realizarão visitas domiciliares, aplicação de vacinas e procedimentos de enfermagem. Aproximadamente, cinco mil famílias serão atendidas pela equipe.

Os agentes de saúde representam o elo com a comunidade local, realizando visitas nas casas e acompanhando a evolução da saúde da população. O atendimento prioriza pacientes com hipertensão, diabetes, recém-nascidos e gestantes, que recebem visitas regulares dos profissionais.

Todos os casos são analisados e discutidos juntamente com a equipe de Saúde da Família e, em caso de necessidade, enfermeiro e médico podem se deslocar até a casa do paciente para dar a assistência necessária.

O prefeito agradeceu o empenho de todos os funcionários e a população, que entendeu a situação de extrema gravidade pelo qual o município passou. “No dia 18 de abril, vamos inaugurar a unidade de saúde do bairro Jaguari, e no dia 20 de abril o Pronto Atendimento 24 horas do Zanaga. Pensamos sempre na saúde e no cuidado com a população. A unidade do Dona Rosa também será entregue em breve para atender os moradores do Parque da Liberdade, Jardim da Paz e São Jerônimo”, completou o prefeito.

A secretária de Saúde, Mirella Povinelli, também agradeceu os funcionários da pasta e a Secretaria de Obras, que ficou responsável pela reforma. “Espero que os moradores aproveitem esse espaço que é de vocês. Nosso objetivo é melhorar o acesso à saúde nessa região”, afirmou.

O vice-prefeito e secretário de Ação Social, Roger Willians, lembrou que a saúde sempre foi prioridade do governo Omar Najar desde que tomou posse em janeiro de 2015. “A rede básica de saúde vem se reestruturando de forma sólida, e outras grandes notícias vêm por aí. Em conjunto com o governo do Estado, faremos um investimento direto de R$ 9 milhões na reforma de sete unidades básicas de saúde, com recursos do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) e a construção de uma sede para o Caps Álcool e Drogas com R$ 1,5 milhão proveniente de emenda parlamentar que está em vias de sair. E outras tratativas com o governo estadual em benefício do Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi”, disse.

Fechado para reforma – O Posto 10, à rua Ribeiro Couto, também no bairro Zanaga, estará fechado para reformas a partir de hoje. No dia 20 de abril, reabrirá como uma unidade de pronto-atendimento, com funcionamento 24 horas.

O atendimento realizado no local ficará transferido, provisoriamente, para a unidade entregue hoje (rua Ademar Tavares). Ressalte-se que o local provisório atenderá até às 16 horas. Os pacientes que precisarem de consulta após esse horário deverão procurar o pronto-socorro do Hospital Municipal.

 

 

Unidade de Imprensa

Pedro Roberto da Silva

Fotos: Marilia Pierre

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br