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Por que substituir o açúcar refinado? 10 opções mais saudáveis

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Dicas do fitoterapeuta Daniel Alan Costa para deixar a vida mais doce

O açúcar refinado pode ser um vilão para quem busca uma dieta mais equilibrada. Para essas pessoas, quanto menos industrializado melhor. Por isso, encontrar substitutos saborosos para manter o doce no dia a dia é tão importante.

O fitoterapeuta Daniel Alan Costa explica por que essa substituição é benéfica para o organismo, inclusive no controle do diabetes. “A grande questão por trás do açúcar refinado é que para ele ficar branco e fino passa por muita química o que, além de sequestrar os nutrientes, é maléfica quando acumulada em nosso corpo”.

O índice de açúcar no sangue (glicemia) é uma importante referência para o organismo se há quantidade suficiente de energia, em forma de glicose (açúcar), para desempenhar as atividades. Se durante uma refeição a pessoa ingere mais energias do que utiliza, essas são armazenadas pelas células adiposas em forma de ácidos graxos (gorduras). Quando houver uma escassez de energia, esses ácidos graxos serão quebrados em glicose novamente para serem utilizados pelo organismo. Esse ajuste é bastante sofisticado e garante que o corpo se mantenha em equilíbrio.

“O consumo de grandes quantidades especialmente do açúcar refinado atrapalha esse sistema e o corpo não consegue mais gerenciar de forma adequada a quantidade de açúcar circulante no sangue, surgindo assim o diabetes”, alerta Daniel.

Se tiver moléculas que consigam ser melhor metabolizadas sem trazer danos às células, este será com certeza um grande ganho. A substituição por fonte de açúcares mais saudáveis é um passo importante.

Cabe ressaltar que já existe uma grande quantidade de açúcar acrescentada nos produtos industrializados. A dica, segundo o naturopata, é estar mais atento aos rótulos destes produtos que trazem a lista de ingredientes por ordem de concentração: “O açúcar quase sempre está entre os três primeiros da lista”.

Daniel ainda aconselha: “Outro ponto importante é ter hábitos regrados de alimentação”. Estudos mostram que esse é o fator mais importante para prevenção do diabetes, portanto comer sempre nos mesmos horários, sem grandes períodos de jejum, é de suma importância.

Confira algumas opções de substitutos e seus benefícios.

  • Baunilha: A baunilha possui propriedades emenagogas, estimulantes, aromatizantes, afrodisíacas e carminativas. Rara e extremamente cara. Sua versão mais comum é a essência de baunilha, que é sintética e que traz tantos danos quanto o açúcar refinado.
  • Canela: A canela é um antioxidante importante e é um alimento que contribui para a modulação dos níveis glicêmicos. Esses efeitos são da espécie Cinnamomum verum, que dificilmente é encontrada no Brasil. A mais comercializada é Cassia que contem grandes quantidades de Coumarin (cumarina), o que em pequenas quantidades é bem tóxica para o fígado. Especialmente para o fígado de crianças. A canela verdadeira Ceylan (Cinnamomum verum) contem muito pouco coumarin, o que faz dela não toxica e altamente medicinal. Outro problema para alguns é o sabor que se distancia muito do açúcar.
  • Purê de maçã: O tipo de açúcar disponível neste caso é a frutose, considerado melhor por ser mais biodisponível e mais fácil de ser sintetizado.
  • Tâmaras: Atividade antioxidante e moduladora dos níveis glicêmicos. Muito utilizados pelos orientais para adoçar, especialmente quando o açúcar ainda não era tão fácil de encontrar. Os chineses usam muito e a consideram um tônico do sistema digestório e do sangue.
  • Coco: Além de atuar modulando os níveis glicêmicos tem efeito positivo sem os demais ácidos graxos.
  • Leite de amêndoas: Antioxidante natural, previne além do diabetes, o colesterol alto e é uma excelente fonte de sais minerais.
  • Óleo de coco: Antioxidante e protetor vascular, devemos tomar cuidado com o uso excessivo.
  • Alcaçuz: Este é o “açúcar” de escolha da medicina chinesa, encontrada na maioria das fórmulas magistrais da Fitoterapia Chinesa. O doce de uma fonte natural segundo os chineses é tônico do corpo, nutritivo e fortalecedor dos sistemas. O sabor se aproxima muito do nosso açúcar e pode ser encontrado em pó, o que torna mais prático seu uso.
  • Stevia: Esta planta é simplesmente maravilhosa para esta finalidade, basta uma pequena folhinha e já é o suficiente para adoçar com a mesma eficácia com a vantagem de ser bem mais nutritiva e não conter aditivos. Atenção! Os adoçantes à base de stevia já não são recomendados por terem substâncias sintéticas acrescidas.
  • Xilitol: Boa opção aos amantes do sabor doce intenso, assim como o açúcar deve ser consumido com moderação.

Profº Daniel Alan Costa é especialista em Bases de Medicina Integrativa pelo Albert Einstein, Naturopata, Acupunturista membro da WFCMS (World Federation Chinese Medicine Societies), coordenador do curso de pós-graduação em Naturopatia da UNIP e coordenador geral dos cursos do Sol Instituto Terapêutico/ INESP. Crefitto 3 – 203298-F

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