Por decreto, governador Alckmin cria o Hospital Regional de Piracicaba

Decreto foi assinado no último dia 1º de agosto, quando a cidade completou 250 anos

 

O governador Geraldo Alckmin assinou, no último dia 1º de agosto, o Decreto 62.743/2017, criando o Hospital Regional de Piracicaba, que estará ligado diretamente à Coordenadoria de Serviços de Saúde da Secretaria do Estado. O prefeito Barjas Negri recebeu ontem a cópia do decreto, já publicada no Diário Oficial do último dia 2.

Pelo decreto, além de criar o hospital, o governo do Estado determina o seu objeto que é a prestação de assistência médica hospitalar, potencialmente cirúrgico e de abrangência regional. Serão priorizadas as cirurgias eletivas de média e alta complexidades, urgência e emergência aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) da região da DRS-X Piracicaba, que abrange 26 municípios.

Diz ainda o decreto que caberá à Secretaria da Saúde a responsabilidade pela adoção das medidas necessárias à sua implantação e serviços a serem prestados nessa unidade hospitalar estadual.

O prefeito Barjas Negri comentou que ficou muito satisfeito com a notícia, mostrando que o governador cumpriu com o que disse à mídia no último dia 22 de julho, quando participou da entrega de 720 moradias populares (Residencial Ipês). Ao prefeito, o governador destacou que já havia uma minuta do projeto e que seria assinado em breve, o que aconteceu no último dia 1º de agosto, quando a cidade completou 250 anos.

Barjas destaca que, desde o início de janeiro, vem trabalhando para colocar em funcionamento o Hospital Público Regional. Para isso, esteve com o próprio governador, com o secretário estadual de Saúde, David Uip, e no Ministério da Saúde. “Tenho concentrado esforços, junto com a nossa equipe, com os prefeitos da região, os vereadores da Câmara de Piracicaba, com o deputado Roberto Morais e o secretário Pedro Mello para colocar o hospital em funcionamento no final deste ano”, disse Barjas.

Para o prefeito, o importante neste ano foi a execução da instalação do ar condicionado – pedido pelo Estado –, a articulação com a equipe técnica do Estado e a ampliação das conversas com a DRS-X. E, o mais importante, era a elaboração e assinatura do decreto estadual criando o Hospital Regional de Piracicaba.

VISITA – No último dia 28 de julho, o prefeito Barjas Negri, acompanhado dos secretários Pedro Mello (Saúde) e Arthur Ribeiro (Obras), visitou o Hospital Regional com um grupo de vereadores. O objetivo foi mostrar a dimensão da unidade e falar sobre a conclusão da instalação do sistema de ar condicionado – exigência do Estado – e ainda de coifas.

Aos vereadores, Barjas explicou que o hospital tem capacidade para resolver grande parte da demanda por leitos hospitalares na região. O prefeito falou sobre o estudo do Governo do Estado, de 2013, que mostra que o DRS-X Piracicaba é uma das regiões com menor índice de leitos hospitalares do Estado. “Enquanto no Estado a média é de 1,2, estamos com apenas 0,89 leito/para 1.000 habitantes. Com os novos leitos do hospital, 126 previstos em sua capacidade plena, vai melhorar muito o atendimento”, ressalta Barjas

Comentários