Santa Bárbara d´Oeste

Pomar no vaso: aprenda a cultivar árvores frutíferas dentro de casa

Você sabia que é possível ter um pé de amora ou de acerola mesmo morando em um apartamento? Com as técnicas de jardinagem existentes, ter um pomar em casa deixou de ser algo restrito para quem mora em chácaras ou casas espaçosas e passou a ser acessível também para quem não tem muito espaço.

 

De acordo com o paisagista Fagner Zanetti, sócio proprietário do GNU & Zanetti Paisagismo, é possível comer frutas ‘direto do pé’ em casa o ano todo, desde que alguns cuidados no plantio e cultivo sejam adotados. O primeiro deles refere-se ao momento da compra da planta. “As pessoas devem optar por árvores enxertadas, que são mais resistentes e produzem mais”, explica.

 

O segundo passo é a escolha do recipiente onde a árvore será plantada. Segundo o especialista, para cada tipo de planta é necessário um vaso adequado, com profundidade e diâmetro ideal para que as raízes cresçam fortes e, consequentemente, a árvore produza frutos com mais qualidade.

 

Outra dica fundamental é a escolha do local onde o vaso será colocado. “A escolha do local onde o vaso ficará é muito importante para a planta. Deve-se escolher um lugar onde há meia-sombra, ou seja, onde haja sol na parte da manhã e sombra à tarde. Também é necessário adubá-las com substratos de qualidade e regar três vezes por semana para que produzam frutos com frequência, como se estivessem plantadas em locais externos, direto no solo”, afirma.

 

Entre as árvores frutíferas que podem ser plantadas em vasos estão os pés de jabuticaba, figo, romã, acerola, pitanga, framboesa, amora, laranja, limão, tomate, entre outros. Além do contato com a terra e do prazer de ‘comer frutas diretamente do pé’, Zanetti observa que a prática traz inúmeros benefícios para quem as adota.

 

“Alimentar-se de frutos cultivados sem o uso de agrotóxicos ou qualquer substância química traz vários benefícios para a saúde. Além disso, cultivar a terra resgata um hábito deixado de lado nos dias atuais em função da correria e reduz os níveis de estresse. Sem falar, é claro, da beleza e harmonização das plantas com a decoração de interiores”.

As árvores frutíferas, bem como os vasos, adubos, substratos, terra e ferramentas para jardinagem podem ser encontrados no espaço “GNU & Zanetti Paisagismo – Idee Plantten”, que fica na Rua Ari Meireles, 678, Vila Galo, Americana (SP).

 

Inaugurado no último final de semana, o local comercializa plantas, sementes, livros, vasos e todos os itens de jardinagem e paisagismo. Segundo um dos sócios, Christian Euzébio, entre os diferenciais do espaço estão a orientação especializada dada aos clientes, além dos preços acessíveis, uma vez que há uma parceria com fornecedores e produtores rurais. Além disso, o local oferece cursos de jardinagem para crianças e para adultos que querem trabalhar na área. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 98198-3837.

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br