Piracicaba

Plante Vida da Primavera movimentou Morro do Castelinho em Piracicaba

Evento aconteceu no último sábado (23) e contou com a presença de muitos pais e familiares dos recém-nascidos para o plantio de mudas de ipês, jequitibás, marmeleiros e guatambus

 

A Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), através do Núcleo de Educação Ambiental (NEA) realizou no sábado (23), mais uma edição do Plante Vida. O evento contou com a presença do Prefeito Barjas Negri, do secretário de Meio Ambiente, José Otávio Menten, de convidados, além de muitos pais e familiares dos recém-nascidos no último trimestre na cidade.

Todos compareceram ao Morro do Castelinho para o plantio de mudas de jequitibá branco, angico vermelho, cana fistula, Ingá, Ipê Amarelo, roxo e branco, jerivá, embiruçu, guatambu e guarantã, espécies nativas adaptadas ao clima seco. O local escolhido pelos responsáveis pelo setor de arborização da Sedema foi também o do primeiro plantio do programa, que existe desde junho de 2007, em parceria com as maternidades da Santa Casa, Unimed e Fornecedores de Cana. Em junho, o Plante Vida completou 10 anos com mais de 50 mil árvores plantadas. 

As irmãs Julia e Marcela Diniz Almeida levaram seus bebês, Alice (2 meses e meio) e Laura (4 meses), nascidas nos Fornecedores de Cana, para participar do plantio . Para elas, o programa “é importantíssimo nos dias de hoje para um futuro melhor para as nossas filhas.”

O casal de paraenses Roberta Lorena e Marcello Neiva de Mello levou a pequena Marcela (3 meses) ao plantio. Eles chegaram há cerca de um ano na cidade e estavam surpresos com programa criado pela Sedema. Roberta elogiou a iniciativa e disse que gostaria de copiar no seu Estado, o Pará. Segundo ela, Belém é bem arborizada, mas as árvores são centenárias e precisam ser substituídas. O casal veio a Piracicaba porque Mello faz douturado na Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz). A filha do casal é piracicabana.

Aline Aparecida Nascimento da Silva também levou a filha Helena Beatriz para o plantio. A mãe disse que vai gostar de acompanhar o crescimento da árvore que ali plantaram. Ela lembrou do plantio no seu bairro feito pela Prefeitura há quase 10 anos em frente de sua casa. “A árvore está enorme. Com certeza, vamos acompanhar o crescimento desta que estamos plantando aqui também”.

O bebê Joaquim que no sábado completou 4 meses, nasceu no Hospital Unimed e estava acompanhado pelos pais, o metalúrgico Wesley Pimenta e a professora Caroline Manesco Araújo Pimenta.  

Julia dormia tranquila no colo do pai Eduardo Campanha, acompanhado da esposa Alessa. Eles consideram importante a conscientização dos pais neste tipo de evento.

O programa “Plante Vida” criado pela Sedema prevê que para cada criança nascida em Piracicaba seja plantada uma árvore. O objetivo é contribuir com o programa de arborização do município e sensibilizar as famílias sobre a importância das árvores na vida das pessoas.

Plantio de aniversário – Para marcar o encerramento das festividades de aniversário da cidade, o Setor de Arborização da Sedema vem plantando, desde agosto, muitas mudas e junto com o Plante Vida encerrou também o plantio das 250 novas árvores. O plantio foi realizado pelas autoridades, convidados, rotarianos, Grupos de Escoterios São Mário e Atiradores do Tiro de Guerra. Os plantios que acontecem no município são definidos através do programa de arborização urbana da Sedema chamado “Piracicaba Mais Verde”, lançado em 2005 e que, agora em julho, completou aproximadamente 1,3 milhão novas árvores na cidade. Deste total, quase 900 milforam plantadas na zona rural para reposição de mata ciliar e outras 400 mil foram plantadas na área urbana, em áreas verdes como parques, praças, centros de lazer e também calçadas e canteiros centrais das avenidas

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br