16 de abril de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Piracicaba Trabalha Assim leva Associação dos Aposentados Eclética ao Museu da Água e Parque Automotivo

Compartilhe essa notícia!

Visita acontece amanhã, com saída do Centro Cívico às 7h25

Integrantes da Associação dos Aposentados Eclética será a convidada do projeto Piracicaba Trabalha Assim, desenvolvido pela Prefeitura de Piracicaba por meio da Secretaria de Governo, desta sexta-feira, 17/02. Eles conhecerão o Parque Automotivo e o Museu da Água, liderados por João Carlos da Silva e Maria Andrade Ciridio, presidente e diretora de eventos da entidade.

A saída da comitiva será em frente ao Centro Cívico da Prefeitura, às 7h25. O grupo seguirá para o Parque Automotivo, depois para o Museu da Água do Semae.

As visitas técnicas do Piracicaba Trabalha Assim são monitoradas pelo vice-prefeito e secretário de Governo e Desenvolvimento Econômico, José Antonio de Godoy, e coordenador do PTA, José Roberto Carvalho dos Santos.

Godoy afirma que participar do Piracicaba Trabalha Assim é excelente oportunidade para acompanhar de perto o desenvolvimento da cidade, com investimentos públicos feitos em diferentes bairros. “O PTA dá outra visão dos serviços executados pela Prefeitura, cuja forma de trabalhar prioriza a transparência, a coletividade e o bom uso do dinheiro público, sendo criado um laço de estreitamento entre a Administração e a sociedade, o qual pode ser traduzido em confiança”, disse.

Segundo o vice-prefeito, desde a primeira edição o projeto tem boa aceitação e desperta o interesse das pessoas envolvidas em conhecer os trabalhos desenvolvidos pelo Poder Público nas áreas de assistência social, educação, saúde, saneamento entre muitas outras.

Todas as visitas realizadas pelo Piracicaba Trabalha Assim são divulgadas pelo site da Prefeitura: www.piracicaba.sp.gov.br

PARQUE AUTOMOTIVOLocalizado no bairro Santa Rosa, próximo ao Parque Tecnológico e ao Distrito Industrial Uninorte, um conglomerado de empresas, lideradas pela montadora sul coreana Hyundai, formam um moderno Parque Automotivo em Piracicaba. Instalada juntamente com quatro fornecedores em uma área de 1.390.000 m², a Hyundai aquece não apenas a economia da cidade, como também os setores de comércio e principalmente serviços.

Ao redor do terreno da montadora, em uma área de 450.000m², estão instaladas outras seis empresas para fornecimento de componentes e autopeças.

MUSEU DA ÁGUA – O Museu da Água de Piracicaba ocupa uma área de 12 mil metros quadrados ao lado do salto do rio Piracicaba, na avenida Beira Rio, onde funcionou a primeira Estação de Captação e Bombeamento de Água da cidade. A construção é de 1887 e o local é rico em detalhes arquitetônicos, como arcos, pisos e paredes de pedras, aquedutos centenários e antigas tubulações de ferro.


Havia no local dois casarões, sendo um deles demolido na metade do século XX para dar lugar à avenida Beira Rio. No que restou, encontram-se preservados dois conjuntos de turbina e bomba que no início do século passado foram responsáveis pelo bombeamento de água do rio Piracicaba até a região central da cidade.


Do Mirante do Museu é possível visualizar o canal de água que produz a cascata. Deste local se tem uma visão ampla do salto do rio Piracicaba, do Parque do Mirante e parte do Engenho Central.

Aprender a consumir água corretamente também é uma das atrações do museu. Enquanto lava as mãos, o visitante pode observar quanto está gastando. Os lavatórios possuem caixas transparentes com um medidor do volume de água. O mesmo sistema também é utilizado nos vasos sanitários.

Num dos aquedutos encontram-se três aquários com várias espécies de peixes do Piracicaba. Por meio de fotos junto dos aquários, o visitante pode identificar os peixes, além de saber os que ainda podem ser encontrados no rio Piracicaba, assim como as espécies em extinção.


Visando a educação ambiental, o Museu da Água procura conscientizar os visitantes e as futuras gerações sobre o uso da água, tendo como principal objetivo, contribuir para as mudanças de atitudes humanas em relação ao ambiente.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!