Piracicaba – Semtre e Sert oferecem mais 120 vagas em cursos de qualificação

Novo modelo de seleção será por critérios e não por ordem de chegada e visa evitar filas de inscrição

 

A Secretaria Municipal do Trabalho e Renda (Semtre), em parceria com a Sert (Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Estado de São Paulo), oferecerá mais 120 vagas de cursos de qualificação gratuitos, com objetivo de qualificar o candidato para aumentar suas chances de inserção no mercado de trabalho.

 

A Semtre colocará em prática um novo modelo para evitar filas durante a inscrição. A seleção não será mais feita por ordem de chegada, mas sim por critérios e as inscrições serão feitas no período noturno. Entre os critérios exigidos estão o candidato ter mais de 16 anos de idade, ensino médio (completo ou cursando), ser residente em Piracicaba, estar desempregado, não estar recebendo seguro desemprego, auxílio doença ou aposentadoria por invalidez, do INSS, e não ter feito os cursos anteriores em 2017.

Os interessados poderão se candidatar para os cursos de assistente administrativo (30 vagas), atendimento e recepção (30), operador de caixa (30) e técnicas de venda (30), com 160 horas de duração. Os participantes dos cursos receberão lanche e material didático e as aulas começam dia 29 de junho de 2017.

As inscrições serão na Semtre na quinta, 8/06, e sexta-feira, 9/06, dias nos dias, das 17h às 21h. Os interessados deverão apresentar obrigatoriamente os seguintes documentos: RG, CPF (cópia e original); comprovante de residência (cópia e original); Comprovante de escolaridade (cópia e original) e Carteira de Trabalho (apenas original). No local equipes da Semtre farão a checagem da documentação para ver aqueles que estão aptos para a inscrição.

Os cursos destinam-se, prioritariamente, a desempregados, com reserva de 10% das vagas para PcD. Serão inscritos 60 candidatos a mais por curso, para a lista de espera. As inscrições serão encerradas quando atingirem esse número, portanto poderão ser encerradas antes do horário previsto.

O secretário da Semtre, Evandro Evangelista, ressalta que observou nos processos anteriores que um grande número de pessoas chegava na sede da secretaria 24 horas antes para se inscreverem, se formando durante a madrugada enormes filas, sendo que alguns dos inscritos não atendiam as exigências para a inscrição, acarretando demora no atendimento. “Não queremos mais que este quadro se repita. É um novo modelo que estamos implantando com total apoio do prefeito Barjas Negri e da Sert, que entenderam a proposta visando principalmente o bem-estar e conforto das pessoas”.

 

 

Comentários