Piracicaba recebe Caravana da Inclusão, Acessibilidade e Cidadania 2017

Piracicaba recebe no próximo dia 10 de novembro, a 8ª edição da Caravana da Inclusão, Acessibilidade e Cidadania, promovida pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, com apoio local da Prefeitura de Piracicaba. O evento acontece no auditório da Secretaria Municipal de Educação, das 9h às 12h, para o público em geral. No período da tarde, o evento é exclusivo para estudantes com deficiência de Piracicaba e região, que participarão de roda de conversa sobre limites e possibilidades da pessoa com deficiência.

Em sua oitava edição a Caravana da Inclusão, Acessibilidade e Cidadania traz novamente ao centro dos debates municipais e regionais as questões relacionadas às políticas públicas inclusivas, as quais, com a vigência da Lei Brasileira de Inclusão (Lei federal n° 13146/2015), vêm ganhando cada vez mais atenção do poder público e da sociedade como um todo. Nesta edição, o evento contará com a participação de dois fundamentais parceiros: o Ministério Público e a Defensoria Pública do Estado.

O objetivo é demonstrar quais são as ações e os mecanismos legais, no âmbito da estrutura de cada uma dessas duas instituições, pelos quais a população com deficiência pode encaminhar suas demandas não atendidas tendo em vista as barreiras físicas, comunicacionais e atitudinais encontradas em seu dia a dia.

A secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Eliete Nunes, acha importante a vinda da Caravana para Piracicaba, porque acredita que a sociedade deve discutir de tempos em tempos se os direitos das pessoas com deficiência estão sendo respeitados. “Acho importante que se avalie quais são os direitos e se eles estão sendo respeitados. Incluir significa garantir para a pessoa com deficiência o acesso a qualquer tipo de informação, serviço e que ela seja respeitada enquanto indivíduo sujeito de direitos”.

Para o vereador André Bandeira, a vinda da Caravana mais uma vez no município virá cumprir o papel de conscientização da sociedade sobre a importância da inclusão. “É muito importante podermos receber novamente a Caravana da Inclusão em Piracicaba pelo fato de conscientizar a sociedade sobre a importância da inclusão e da implementação de políticas públicas voltadas as pessoas com deficiência. Por isso desde o início do ano, insisti com a Secretária Linamara Rizzo Battistella para nossa cidade estar inserida nesse contexto. É preciso debater sobre esse assunto e principalmente, colocar ações em prática”.

Francisco Nuncio Cerignoni, presidente do Comdef (Conselho Municipal de Proteção, Direitos e Desenvolvimento da Pessoa com Deficiência), a caravana é um momento de promover a conscientização sobre a importância da implementação de políticas públicas para este público. “É um momento de conscientizar sobre a necessidade de implementação e consolidação de políticas públicas voltadas aos direitos das pessoas com deficiência, de verificarmos como estão as políticas públicas locais visando a inclusão dessas pessoas na Sociedade, em igualdade de condições com as demais pessoas. Inclusão em todas as áreas das atividades humanas: saúde e reabilitação, educação inclusiva, transporte acessível, emprego e renda, cultura, esportes, lazer, turismo, etc.”

Piracicaba figura no calendário 2017 da Caravana junto com os municípios de Cruzeiro, Ipaussu, Barretos, Piracicaba e Ibiúna.

Em suas edições anteriores, a Caravana já visitou 66 municípios pelo Estado de São Paulo, reunindo cerca de 20.500 participantes, de mais de 310 prefeituras, entre gestores públicos municipais de diferentes áreas, representantes de entidades de e para pessoas com deficiência, iniciativa privada, imprensa, academia, conselhos municipais, empresas, pessoas com deficiência e famílias.

Serviço

Caravana da Inclusão, Acessibilidade e Cidadania

Data: 10/11/2017

Horário: 09h00 às 12h00

Local: Secretaria Municipal de Educação.

End.: Rua Cristiano Cleopath, 1902 – Bairro dos Alemães, Piracicaba-SP.

Confira a programação

9h – Mesa de abertura

– Fala Prefeito ou representante

– Fala Luiz Carlos Lopes (Secretário de Estado Adjunto dos Direitos da Pessoa com Deficiência)

– Fala representante do legislativo local

– Fala representante Defensoria Pública

– Fala representante Ministério Público

– Fala representante Secretaria de Estado da Educação

– Fala representante Centro Paula Souza

10h – Fala Luiz Carlos Lopes (30 min)

10h40 – Palestra representante da Defensoria Pública (30 min)

11h20 – Palestra representante do Ministério Público (30 min)

12h – Encerramento da 1ª parte

Prefeito e Secretário Luiz Carlos Lopes

14h às 16h – Roda de conversa com estudantes

Centro de Comunicação Social

Sabrina Rodrigues Bologna: 31076 e Assessoria da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência.