28 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

PIRACICABA: Idoso morre dentro da Santa Casa; SAMU diz que foi omissão

Compartilhe essa notícia!

Um homem de 86 anos morreu após ter uma parada cardíaca e não conseguir ser atendido na Santa Casa de Piracicaba (SP) neste domingo (14), segundo informações da Polícia Civil. Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) socorreu o idoso no bairro Caxambu e o levou ao hospital, mas um impasse causado por suposta falta de vagas fez com que ele não fosse atendido na unidade.

Conforme o relato dos funcionários do Samu à polícia, eles prestaram o socorro ao idoso por volta das 12h10 e o levaram à Santa Casa devido à gravidade do caso. No hospital, uma enfermeira disse que não poderia atender o idoso porque não havia onde colocá-lo, conforme o boletim de ocorrência registrado. A equipe do Samu conduziu por conta própria o paciente a um quarto da Santa Casa.

Ainda segundo o boletim de ocorrência, que foi registrado como omissão de socorro, a equipe do Samu continuou fazendo o atendimento com equipamentos próprios, sem auxilio de enfermeiros ou médicos da Santa Casa, e sem utilizar recursos do hospital. Oliveira morreu por volta das 12h45. Também segundo o registro da ocorrência, a médica chefe da emergência passou pelo local, viu a situação do idoso, e mesmo assim não prestou socorro. A reportagem do G1 não conseguiu localizar a família da vítima.

RESPOSTA DO HOSPITAL

Por meio de assessoria de imprensa, a Santa Casa de Piracicaba respondeu o seguinte:

“A Santa Casa de Piracicaba esclarece que, ao ser informada sobre o caso, comunicou ao Samu que o Setor de Pronto Atendimento (Urgência e Emergência do Hospital) estava com todos os leitos ocupados por pacientes graves. Antes mesmo de finalizar a ligação, o Samu adentrou as dependências do setor e colocou o paciente, que chegou entubado, no setor de Repouso Masculino, onde o mesmo foi a óbito enquanto recebia cuidados da própria equipe do Samu, uma vez que todos os profissionais médicos e de enfermagem da unidade direcionavam atendimento especializado a oito pacientes em estado grave. O hospital classifica o ocorrido como uma fatalidade e contesta a versão de omissão de socorro, afirmando não ser esta a conduta de uma instituição que, há 160 anos, direciona atendimento médico-hospitalar à Piracicaba e região”.

Fonte: G1

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!