24Horas Piracicaba

Piracicaba ganha Penitenciária Masculina nesta terça (26)


Unidade terá capacidade para 847 detentos em regime fechado; investimento foi de R$ 36,2 milhões

Foi inaugurada nesta terça-feira (26), a Penitenciária Masculina de Piracicaba. Com mais de 11 mil m² de área construída, a unidade possui capacidade para abrigar 847 detentos em regime fechado e é destinada a atender a demanda de vagas prisionais para presos já condenados. O investimento do Governo do Estado no empreendimento foi de R$ 36,2 milhões.

“Estamos dando mais um passo. Temos outras 18 obras em andamento.  Ontem saíram os indicadores da região, do mês de junho, e Piracicaba está de parabéns! O homicídio caiu 28% no Deinter, latrocínio caiu 50% e vítimas de latrocínio, 66%. Temos insistido junto com nossa defensoria para ter a progressão da pena. Os processos não estavam andando. Estamos trabalhando para que os presos que já cumpriram suas penas, possam ir para o semi-aberto ou fiquem em liberdade. Com o novo presídio, espera-se diminuir a superlotação nas penitenciárias da região, especialmente do CDP (Centro de Detenção Provisória)”, disse o governador.

A unidade receberá presos já condenados dos centros de detenção provisória (CDPs) de Piracicaba, Americana, Campinas e também presos de bom comportamento das penitenciárias de Casa Branca, Capela do Alto, Guareí, Hortolândia, Iperó e Itapetininga, que possuam família na região.

Estrutura
O novo modelo foi construído com base em sólidos projetos de engenharia que primam pelas boas condições de custódia dos presos, com foco na segurança e na ressocialização. A nova unidade conta, ainda, com infraestrutura para abrigar atividades laborais e educativas. No local há pavilhões de trabalho e de serviços – como cozinha industrial, onde os próprios presos preparam os alimentos – e salas de aula, além dos setores de inclusão e saúde.

O setor interno é constituído por edifícios de inclusão, triagem e saúde; serviços, com circulação central, galeria e cozinha industrial; educação, com salas de aula. O setor externo abriga a espera de visitantes, portaria-mirim, estacionamentos, reservatório elevado, edifício da administração e as edificações auxiliares: abrigo de lixo, subestação e o abrigo de gás.

A penitenciária conta ainda com estação de tratamento de esgoto compacta e poços profundos para o abastecimento de água potável. E o sistema de segurança conta com  alarme de incêndio, alarme de fuga, sistema de controle de acesso, aparelhos de Raio-X de maior e menor porte e infraestrutura de CFTV.

Do Portal do Governo do Estado

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br