Piracicaba

Piracicaba é tema da série Monografias Municipais do IBGE

Publicação, que pode ser baixada na biblioteca virtual do Instituto, traz um panorama geral da cidade, dos aspectos econômicos até os culturais

 

Um resumo geral sobre a cidade de Piracicaba, em diversos aspectos, está disponível no site do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A publicação, em formato de livreto (10,5 x 29,7), faz parte da série Monografias Municipais – Sudeste – São Paulo, e é lançada no ano que a cidade completa um quarto de século. O download do material pode ser feito na biblioteca virtual do IBGE no link http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/periodicos/2972/momun_se_sp_piracicaba.pdf

O projeto Monografias Municipais está em andamento já há algum tempo, mas até agora, apenas 121 cidades – Piracicaba é uma delas – obteve a monografia, segundo informações do Centro de Documentação e Disseminação de Informações do IBGE. “Em março, por ocasião da Frente Nacional de Prefeitos, estive em Brasília e articulei com o IBGE a elaboração dessa monografia”, contou o prefeito Barjas Negri.

Fácil de manusear, o livreto traz em sua capa uma das flores-símbolo de Piracicaba: o ipê-amarelo. Ao folhear, o leitor terá um panorama completo sobre a cidade. O primeiro aspecto abordado é o histórico. Três páginas foram dedicadas para contar o surgimento de Piracicaba, desde os tempos de povoado fundado pelos Bandeirantes, até a divisão territorial atual, seus bairros e distritos.

Aspectos físicos, como o relevo; ambientais, como o seu bioma, composto por Cerrado e Mata Atlântica, e demográficos, com população estimada – 394,4 mil habitantes – e taxa de crescimento geométrico também constam.

No capítulo dedicado ao transporte, podem ser encontradas as principais rodovias que cortam ou estão próximas a Piracicaba, além da frota de veículos, que hoje já ultrapassa o número de 235 mil. Os empregos formais, as indústrias de extração e transformação, o comércio, a agricultura e a pecuária, entre outros, também são detalhados.

Quando se trata de aspectos sociais, a publicação do IBGE traz o IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal), que é de 0,785, o que coloca a cidade na 53ª posição no Estado, patamar alcançado em 2010. A porcentagem de tratamento de esgoto, abastecimento de água, estabelecimentos de saúde, leitos e profissionais da área de saúde também estão registrados.

Para o prefeito Barjas Negri, a publicação valoriza ainda mais a cidade. “O material, sempre pautado em fontes oficiais, é ideal para aqueles que buscam informações do município de forma rápida e eficaz”, analisa.

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br