Piracicaba

Piracicaba: 11ª Conferência de Assistência Social discute o fortalecimento do SUAS

O evento foi aberto hoje, 19, e prossegue amanhã, 20/07

 

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), em parceria com o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), realizou na tarde desta quarta-feira, 19/07, no Anfiteatro da Secretaria Municipal da Educação, a abertura da XI Conferência Municipal de Assistência Social 2017, que tem como tema Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS (Sistema Único de Assistência Social).

Participaram da abertura o prefeito Barjas Negri, a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Eliete Nunes, o vereador Pedro Kawai e o presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Fábio do Amaral Sanches, além de usuários do SUAS. A Conferência, que prossegue amanhã, 20/07, reuniu nesse primeiro dia em torno de 200 pessoas. Após a abertura oficial os participantes assistiram palestra do psicólogo social Vinicius Cesca de Lima, que abordou o processo das Conferências e seus elementos, para mobilizar o debate.

Em sua fala, Barjas Negri explicou que Piracicaba tem uma rede de assistência social muito bem estruturada, englobando diversas secretarias, como Saúde, Esporte e Educação. “Temos que olhar o social não apenas pelo que é ligado à secretaria de Desenvolvimento Social, mas por meio de um conjunto de todos os equipamentos públicos, como as escolas de educação infantil e fundamental, Unidades de Saúde da Família, Centros de Especialidades e equipamentos esportivos”.

De acordo com a secretária de Desenvolvimento Social, Eliete Nunes, a conferência é um momento ímpar da política de assistência social, onde há oportunidade real para o debate da sociedade civil junto ao poder público sobre políticas públicas. “Nesta gestão, buscamos efetivar os serviços, com ênfase no melhor atendimento à população mais vulnerável. Estamos implantando em Piracicaba um sistema que trará de forma eficaz, todas as informações necessárias sobre os usuários dos nossos serviços”, observou.

O presidente do Conselho Municipal de Assistência Social aponta um aspecto importante no evento deste ano, que é a participação de usuários da rede de assistência social no município. “Escutar os usuários e trabalhadores do SUAS permite um controle social mais efetivo, para implementação de políticas para melhorar o atendimento à população”.

O SUAS, como um sistema público que tem por função a gestão da política de assistência social no Brasil, atua nos âmbitos municipal, estadual e federal, monitorando o conjunto de projetos, serviços e benefícios sociais que são prestados à população.

Além das deliberações que serão levadas às Conferências Estadual e nacional, foram eleitos seis (06) delegados – Sociedade Civil e Poder Público, para participarem da etapa estadual, que deverá acontecer no mês de outubro deste ano.

O prefeito ressaltou a importância da participação de todas as entidades envolvidas na Conferência, que é um momento importante para reflexão e debates e de afinar as propostas para o âmbito municipal, estadual e nacional.

 

Programação

Quinta-feira, 20/07:

08h30 – Credenciamento

09h – Leitura das Deliberações 2015

09h45 – Coffee Break

10h15 – Divisão por Grupos e Eixos

12h – Brunch

13h – Fechamento das Proposituras e Deliberações por grupos

14h15 – Aprovação das Proposituras e Deliberações

15h15 – Eleição dos Delegados

16h – Encerramento

16h30 – Coffee End

 

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br