Brasil / Mundo

Pesquisa sobre consumo de arroz indica caminhos para revolucionar o setor

Para escolher que arroz comprar na gôndola do supermercado, 75% dos consumidores afirmam que a marca é um aspecto relevante. Um total de 75% considera importante, também, as informações contidas nas embalagens. Foi isso que mostrou uma pesquisa feita na região metropolitana de Goiânia, abordando os hábitos e impressões de quem compra arroz. O levantamento foi conduzido pela Embrapa e Universidade Federal de Goiás, com o apoio da empresa Camil Alimentos, do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás, e da Associação Brasileira da Indústria do Arroz (Abiarroz).

 

O estudo mostrou dados surpreendentes que devem balizar iniciativas de promoção e valorização do consumo do arroz. Contudo, os resultados referem-se somente à população goianense, já que o perfil do consumidor varia muito no país, como frisa a Abiarroz. A ideia é realizar a pesquisa em outros estados para ampliar o conhecimento sobre os hábitos e preferências das famílias em relação ao arroz. “Trata-se de um trabalho com potencial de fazer uma revolução no setor. Conhecer quem consome seu produto é imprescindível para melhor atender às expectativas do consumidor”, destaca a Abiarroz.

 

O estudo mostrou, por exemplo, que 10% dos entrevistados congela o arroz, enquanto o feijão é congelado por 71%.  Já 89% dos entrevistados consomem arroz branco polido, 9,4% parboilizado e 1,6% o tipo integral. Dos pesquisados, 60,3% acreditam que o arroz pode ser substituído por outros alimentos nas refeições. “Muitas iniciativas visando ressaltar a importância do arroz para a sociedade brasileira, seja por parte de atores da cadeia produtiva ou por intermédio de ações políticas, partem de pressupostos equivocados, por exemplo, ao superestimar que o consumidor está deixando de comer o arroz e o feijão em função do junk food; vimos, com o estudo, que a população goianiense continua tendo apreço por esse alimento”, disse Carlos Magri, um dos responsáveis pela pesquisa.

 

Informações: (51) 993133649

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br