24Horas Santa Bárbara d´Oeste

Pesquisa do Sebrae-SP indica crescimento do faturamento das micro e pequenas empresas em 2013

As micro e pequenas empresas (MPEs) paulistas apresentaram, em 2013, crescimento de 2% no faturamento real (já descontada a inflação), na comparação com o ano anterior. Em 2013, a receita total do universo das MPEs paulistas foi de R$ 568,1 bilhões. Os dados são da pesquisa Indicadores Sebrae-SP.

 

“O aumento de 2% no faturamento aponta uma desaceleração no ritmo de crescimento que o indicador vinha mostrando nos anos anteriores”, afirma o diretor-superintendente do Sebrae-SP, Bruno Caetano.

 

Segundo Caetano, o resultado mais tímido teve influência da forte base de comparação, já que, em 2012, o faturamento havia avançado 8,1% em relação a 2011, 4,4% na comparação de 2011 com 2010 e 10,4% no confronto entre 2010 e 2009. “Além disso, o crescimento modesto da economia brasileira em 2013 também afetou o desempenho das micro e pequenas empresas paulistas”, completa Caetano.

 

Por setores, os resultados quanto ao faturamento, no ano passado, foram queda de 3,4% na indústria, aumento de 4,3% no comércio e avanço de 1% nos serviços.

 

“Foi o primeiro ano com queda de faturamento na indústria, desde 2009, que foi o ano da crise internacional. Comércio e serviços se beneficiaram do elevado nível de consumo no mercado interno”, afirma o consultor do Sebrae-SP, Pedro Gonçalves.

 

A pesquisa também mostra que, em 2013, o Grande ABC foi a região que apresentou melhor resultado: alta de 6,1% no faturamento ante 2012. O município de São Paulo teve crescimento de 2,9% no período. A Região Metropolitana de São Paulo e o interior do Estado registraram aumento de 2% e 1,9%, respectivamente, no faturamento em igual período.

 

Quanto ao pessoal ocupado, que inclui sócios-proprietários, familiares, empregados e terceirizados, o levantamento aponta redução de 0,9% em 2013 ante o ano anterior. O rendimento dos empregados das MPEs, na mesma base de comparação, apresentou avanço de 6,7%. Por sua vez, a folha de salários, que engloba salários e outras remunerações, ficou 3,8% maior de 2012 para 2013.

 

Expectativas

 

Para os próximos seis meses, 49% dos donos de MPEs do Estado de São Paulo disseram, em janeiro deste ano, esperar que o faturamento de seus negócios se mantenha estável. Quanto à evolução da economia brasileira, aumentou a parcela dos que aguardam uma piora na atividade econômica nos próximos seis meses: de 8% em janeiro de 2013 para 16% em janeiro deste ano.

 

“A previsão é de desempenho modesto da economia brasileira este ano e tendência de desaceleração do consumo interno por conta da inflação persistente, aumento menor do salário mínimo e redução no volume de contratações”, diz Gonçalves. “Esses fatores devem fazer com que as MPEs tenham seu crescimento contido porque dependem muito do mercado consumidor interno”, conclui o consultor do Sebrae-SP.

 

De acordo com ele, a indústria, que passou por problemas de competitividade ao longo de 2013, deve apresentar alguma recuperação em 2014.

 

A pesquisa

 

A pesquisa Indicadores Sebrae-SP é realizada mensalmente, com apoio da Fundação Seade. São entrevistados 2.716 proprietários de MPEs do Estado de São Paulo por mês. Na pesquisa, as MPEs são definidas como empresas de comércio e serviços com até 49 empregados e empresas da indústria de transformação com até 99 empregados, com faturamento bruto anual até R$ 3,6 milhões. Os dados reais apresentados foram deflacionados pelo INPC-IBGE.

 

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br