Política

Pelo quarto mês consecutivo, Bolsonaro e Lula são os candidatos mais citados no Twitter

Usuários usam a plataforma para expressar intenção de voto nos principais candidatos às eleições de 2018. Ciro Gomes e Manuela d’Avila ganham espaço após participarem de programa de TV.

 

Desde março, a Scup Social, ferramenta de monitoramento de redes sociais, utiliza o Twitter para identificar a manifestação dos usuários da rede social sobre a intenção de voto nos principais presidenciáveis das eleições de 2018. Desde então, os pré-candidatos Jair Bolsonaro, do PSC, e Lula, do PT, vêm sendo os nomes mais comentados. O conservador assume a liderança, acumulando pouco mais de 21 mil citações, onde uma média de 72% assumem querer votar nele. Já o petista acumula cerca de 13 mil tweets e uma aprovação de 64%. O resultado compreende o período entre 1º de março de 30 de junho de 2018.

 

Ciro Gomes (PDT) e Manuela d’Avila (PCB) crescem pouco a pouco no número de menções. Um fator responsável por isso é a exposição na mídia, que provocou um aumento da visibilidade nas redes sociais. Ciro passou de 173 citações no mês de março para 717 em maio, quando participou do programa de entrevistas Roda Viva, transmitido pela TV Cultura. Se a sua chance de ser eleito dependesse dos usuários do Twitter, no entanto, essa possibilidade estaria cada vez mais longe. Em maio, 69,2% das pessoas expressaram que não votaria nele e, em junho, o resultado foi bem próximo, com 60,6% das menções contra o candidato.

 

Manuela d’Avila participou do mesmo programa no mês de junho. Em meio a polêmicas em torno do grande número de interrupções em sua fala quando comparado a entrevistados homens, o que gerou uma forte discussão sobre o machismo, a candidata ganhou um expressivo espaço nos comentários do Twitter. Quando em maio ela recebeu 225 menções, em junho este número mais que dobrou: foram 511 citações e a maioria, 65,4%, afirmou querer votar na gaúcha.

 

Com as eleições presidenciais se aproximando e o início das campanhas eleitorais na televisão, a tendência é que o número de menções a políticos no Twitter cresça cada vez mais. Em 4 meses foram mais de 50 mil tweets monitorados. Para Marina dos Anjos, Gerente de Marketing da Scup, as redes sociais funcionam como uma segunda tela e apresentam um raio X da opinião dos brasileiros. “O Twitter é um espaço democrático, onde cada um pode expressar a sua opinião. Monitorar o que as pessoas dizem sobre determinado assunto nos ajuda a ter uma base do cenário atual. Apesar de não definir nem ter nenhuma relação com o resultado final, estes recursos podem ajudar políticos a identificarem os pontos a favor e contra da sua campanha”.

 

Estudo também capta os principais termos utilizados

Além de detectar o que as pessoas andam falando sobre a intenção ou não de voto nos principais presidenciáveis, o monitoramento também capta os termos mais usados dentre os 280 caracteres permitidos pelo Twitter. As palavras paschoal, dilma, impeachment, janaina e professora foram os termos mais usados em frases com tom positivo, enquanto pt, esquerda, turno e boulos foram os termos mais usados em expressões negativas sobre os candidatos.

 

O monitoramento

Realizado desde março, o monitoramento detecta tweets que contém hashtags com o nome do candidato e expressões que indicavam a intenção de voto nele, como “Meu voto é”, “Vou votar em” ou “Jamais votaria”, “Não terá o meu voto”, dentre outras.

 

O processo também identifica expressões positivas ou negativas relacionadas a cada post, que mostram o sentimento do usuário com relação à sua declaração. O monitoramento é baseado em um recorte da opinião dos usuários do twitter e o resultado não expressa a vontade da maioria dos brasileiros.

 

Sobre a Scup Social

Criada em 2009 e com mais de 400 clientes em seu portfólio, a Scup Social monitora as interações nas redes sociais para ajudar as empresas a se comunicarem com seu público e descobrir as suas necessidades. Com todas as atividades de social centralizadas em uma única plataforma e um relatório com comentários sobre a marca e interações, é possível acompanhar o desempenho de ações digitais e identificar novas oportunidades para ações personalizadas de marketing, aumento de vendas e oportunidades de negócios.

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Redação
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