19 de abril de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Pela primeira vez na história, sindicalista preside conselho em SP

Compartilhe essa notícia!

Maria dos Anjos Hellmeister foi eleita presidente do Conselho Estadual da Condição Feminina por unanimidade pelas conselheiras

 

Na tarde desta segunda-feira (02), o secretário de Justiça do Estado de São Paulo, Marcio Elias Rosa, empossou 32 novas conselheiras no Conselho Estadual da Condição Feminina, órgão que discute políticas públicas voltadas para as mulheres. No evento, realizado na sede da secretaria, houve ainda votação para a presidência do Conselho e, pela primeira vez, foi eleita para o cargo uma sindicalista.

 

“Tenho um orgulho imenso por ter sido eleita por unanimidade, com o aval de todas as companheiras presentes, pois sei da importância desse Conselho, que criou a primeira Delegacia da Mulher no mundo, reconhecida até mesmo pela Organização das Nações Unidas”, comemorou Maria dos Anjos Hellmeister, que preside o Sindicato das Trabalhadores em Salões de Beleza em São Paulo e Região (SindeBeleza) e faz parte do corpo diretivo da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade (CONTRATUH)..

 

Para a sindicalista, a representatividade da trabalhadora é importante nas discussões de políticas públicas voltadas para as mulheres. “Continuaremos nossa luta pra implantar novas formas de trazermos melhorias no mercado de trabalho e no convívio dentro da sociedade que deem para as mulheres mais igualdade de direitos”, declarou.

 

Rosemary Correa, primeira delegada da mulher do País, que presidiu o Conselho durante oito anos, coloca a eleição de Maria dos Anjos como um avanço. “A Maria trouxe para nós, em especial pra mim, uma leitura diferenciada do movimento sindical. Tínhamos ideia de um sindicalismo diferente, pesado e grosseiro, que as mulheres tinham dificuldade de entrar”, afirma. Correa também elogia o trabalho feito dentro dos sindicatos, para o empoderamento feminino num ambiente com pouca representação. “Ela trouxe a ascenção da mulher na participação em entidades sindicais”, concluiu.

 

Maria dos Anjos (sentada, à esq.) e Rosemary Correa (sentada, à dir.) declarando a nova Presidência do Conselho

“Sempre fizemos questão de ter políticas voltadas para mulheres em nossa confederação, inclusive com representatividade dentro da diretoria, eventos sobre conscientização e campanhas contra a violência doméstica. É uma responsabilidade de toda a sociedade lutar pela igualdade de gênero, e a eleição a companheira Maria dos Anjos é um grande passo nesse sentido”, finalizou Moacyr Tesch Auersvald, presidente da CONTRATUH.

 

Estiveram presentes na cerimônia, o conselheiro da OAB-SP, Umberto Luiz Borges D’urso, representando o presidente Marcos da Costa, e a coordenadora geral de Apoio aos Programas de Defesa da Cidadania, Deborah Bittencourt Malheiras, também empossada na ocasião.

 

Criação do Conselho

Criado em 1983, o Conselho foi tem o objetivo de fazer a ligação entre o poder público e a sociedade civil na elaboração de políticas públicas para mulheres e fiscalizando as políticas já existentes, sendo composto por 32 mulheres — 21 delas representantes da sociedade civil, 10 das Secretarias Estaduais e uma do Fundo de Solidariedade.

 

O órgão também propõe a elaboração de uma política global de enfrentamento das causas da exclusão das mulheres, do direito de exercer a cidadania, a de formular diretrizes e estimular atividades que combatam a discriminação contra a mulher e promovam sua plena integração na vida socioeconômica e político-cultural.

 

 

Seguem os nomes das novas Conselheiras:

Representantes da Sociedade Civil

Ana Maria Lanatovitz
Aparecida Maria Prado
Clarice Maria de Jesus D’urso
Eliza Gabriel da Costa
Elizabeth Russo Nogueira de Andrade
Elizabeth Valente
Erika Zoeller Véras
Fabiola de Campos Braga Mattozinho
Katia Cristina Rodrigues Silva
Márcia de Campos Pereira
Margarete Gonçalves Pedroso
Maria Augusta Caitano dos Santos Marques
Maria Aparecida de Souza Costa Silva
Maria dos Anjos Mesquita Hellmeister
Marli Parada
Meire Nogueira Ferreira Rocha
Mildima Ferreira Lima
Rosmary Corrêa
Rossana Rodrigues Rossini Camacho
Sandra Andreoni de Oliveira Ribeiro
Vera Cristina Golik

Representantes do Governo

Paula Sant’anna Machado de Souza – Defensoria Pública
Maria Thereza Suzano Ortale – Secretaria da Cultura
Tânia Gonçalves – Secretaria da Educação
Ana Karen Dias Warzeé – Secretaria da Habitação
Deborah Bittencourt Malheiros – Secretaria da Justiça
Marisa Ferreira da Silva Lima – Secretaria da Saúde
Joceleide Caetano de Souza – Secretaria da Segurança Pública
Marly Lautenschlager Cortez Alves – Secretaria de Desenvolvimento Social
Letícia Mourad Lobo Leite – Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho
Liv Nakashima Costa – Secretaria do Meio Ambiente
Valquíria Prando – Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo

 

Assessoria de Comunicação

 

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!