28 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Pedalada da Pastoral da Sobriedade será incluída no calendário oficial do município

Compartilhe essa notícia!

Projeto de Lei da vereadora Dra. Mayra Costa foi aprovado na segunda-feira (12)

 

Os vereadores da Câmara Municipal aprovaram, por unanimidade, o Projeto de Lei 140/2017, da vereadora Dra. Mayra Costa (PPS), durante a Sessão Ordinária desta segunda-feira, 12 de junho. A proposta inclui a Pedalada da Pastoral da Sobriedade no calendário oficial do município. Dra. Mayra lembrou que a pedalada é realizada há 10 anos.

 

“Eu fiz esse projeto pois nós já estamos na décima pedalada, fazemos todo ano e a cada ano vamos tendo mais adeptos e vamos inaugurar a primeira caminhada também”, explicou. A parlamentar também lembrou da importância da entidade. “É uma pastoral social, da igreja católica, criada há 18 anos, na questão da dependência química e o uso de álcool e drogas. Há 12 anos que eu milito na questão da pastoral de sobriedade.”

 

Agora aprovado, o projeto segue para apreciação do Executivo, que pode sancionar ou vetar.

 

Conscientização

 

Dra. Mayra aproveitou a sessão para convidar os vereadores a participarem da 5ª Semana de Conscientização Sobre a Doença Dependência Química, que começa na segunda-feira, 19. “A semana termina com a pedalada, no dia 25, mas tem uma semana inteira de atividades com palestras aqui na Casa”, disse a parlamentar.

 

 

Conscientização sobre violência contra idosos é tema da Tribuna Livre

Rebeca São Felício também falou sobre a importância do Disque 100 nessa luta

 

“Quinze de junho marca o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, com o objetivo de criar uma consciência mundial, social e política da existência dessa violência.” As palavras são de Rebeca São Felice, membro do Conselho Municipal do Idoso. Ela usou a Tribuna Livre da Câmara na noite desta segunda-feira, 12 de junho, com a intenção de lembrar a importância de se discutir esse tema.

 

A data de 15 de junho foi instituída em 2006 pela Organização das Nações Unidas (ONU), segundo Rebeca. “É um dia para falarmos de respeito, de dignidade, da valorização da experiência e das histórias de vida das pessoas e, sobretudo, para dizer não à violência de qualquer natureza”, afirmou.

 

Disque 100

 

Rebeca também falou sobre a criação do Disque 100 e como o canal pode auxiliar para que se crie uma conscientização nas pessoas. “A violência contra os idosos acontece de forma particularmente perversa, porque é sorrateira, silenciosa e acontece dentro de casa, muitas vezes, cometida por pessoas muito próximas”, afirmou.

 

Ela trouxe dados que revelam a importância de se discutir o tema. “Dados de 2016 mostram que a maior parte das agressões acontecem dentro da casa das vítimas. Comparado a 2015, o número de denúncias cresceu 21%”, explicou. E não para por aí, segundo ela, outro levantamento, agora do Disque 100, mostra que mais de 80% dos casos de violência contra o idoso acontecem dentro de casa, 38% por abuso financeiro e econômico e 26% por violência física e maus tratos.

 

Melhor idade

 

“Projeções das Nações Unidas do Fundo de Populações indicam que uma a cada nove pessoas no mundo já tem mais de 60 anos. O estatuto aponta, ainda, que em 2050, pela primeira vez, haverá mais idosos do que menores de 15 anos”, afirmou Rebeca.

 

Ela disse que em Limeira não é diferente e que pesquisas mostram que a tendência é a redução da proporção de crianças e adolescentes “e o aumento da população idosa, em evidência o envelhecimento feminino”. Ainda segundo Rebeca, 15% da população de Limeira tem mais de 60 anos, cerca de 45 mil habitantes.

 

Ao fim de sua participação, ela agradeceu o espaço e falou sobre a importância do Conselho Municipal do Idoso que, segundo ela, tem como princípio a participação, paridade e controle social. “A melhor maneira de combater a violência é a denúncia. Criem laços com o Disque 100. O conselho está instalado na Casa dos Conselhos, na rua Treze de Maio, 101, no Centro.”

 

A vereadora Erika Tank (PR) comentou sobre a importância de uma mulher liderar os conselhos em Limeira “Aos conselhos, que são de minoria e que tem uma presidência feminina, um agradecimento dessa cidade. Sabemos que todos os vereadores vão trabalhar pelos idosos.”

 

 

Tribuna livre: Sebastião Augusto Alexandre fala sobre educação

Ele tratou do uso político da educação, tal como a saúde e a seca no país

 

O cidadão Sebastião Augusto Alexandre usou o espaço da Tribuna Livre, por 10 minutos, para tratar sobre o tema “educação, o melhor remédio para a saúde e a melhor arma contra o crime”, na sessão ordinária de segunda-feira, 12 de junho.

 

Ele discorreu sobre itens na Constituição Federal e a Convenção Americana sobre Direitos Humanos, os quais, segundo ele, “versam sobre os direitos dos alunos e deveres dos professores”. “Para que não sejam impostos valores pessoais para a sua plateia cativa, já que esta fica à mercê do militante político, que se prostra a frente de seus alunos e, em inúmeros casos, não permite que essa plateia cativa possa ter o direito ao contraditório e ao pluralismo de ideia.”

 

Em relação à Limeira e à educação, o orador defendeu que a cidade tenha mais escolas técnicas. Sebastião Alexandre também criticou o uso das escolas para disseminação de ideologias e propagadas políticas e defendeu a aprovação do projeto chamado Escola Sem Partido.

 

 

 

 

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!