19 de abril de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Pedala SBO – MAIO AMARELO 2014

Compartilhe essa notícia!

Movimento Internacional que promove conscientização para redução de acidentes e segurança no Trânsito das cidades.

 

O Pedala SBO que trabalha o incentivo, utilização e cultura da bicicleta; está apoiando oMovimento Internacional –  MaioAmarelo, que tem como slogan “ Atenção pela Vida ”para reforçar a importância da necessidade de que é possível ter um trânsito mais seguro, assim fazer parte na construção de uma cidade mais humana. O Amarelo simboliza a atenção e também a sinalização de advertência no trânsito.

 

O Movimento MAIO AMARELO foi criado para conscientizar a sociedade da importância de um comportamento seguro no trânsito. É um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito. O trânsito deve ser seguro para todos em qualquer situação. O objetivo é colocar em pauta, para a sociedade, o tema trânsito. Estimular a participação da população, empresas, governos e entidades. O mês de maio se tornou a referência mundial para o balanço das ações que o mundo inteiro realiza. Em maio também é comemorada a Semana Mundial de Segurança ao Pedestre, que foi lançada em 2013.

 

A proposta do movimento é chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito de todo o mundo. O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre Poder Público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e, mais do que chamar a atenção da sociedade sobre os altos índices de mortes, feridos e sequelados permanentes no trânsito no país e no mundo, mobilizar o seu envolvimento e também dos órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações, sociedade civil organizada para, fugindo das falácias cotidianas e costumeiras, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que o tema exige, nas mais diferentes esferas.

 

Apesar do louvável esforço de alguns segmentos oficiais e da própria sociedade civil, o Brasil pouco avançou em termos de redução da violência no trânsito, é preciso amplificar e multiplicar os esforços incluídos também os agentes públicos responsável pelo segmento que culmine em mais atenção, cuidado e respeito no trânsito. E isso só será possível por meio de uma grande mobilização nacional.

 

Em conclusão, aguarda-se a participação e envolvimento de todos comprometidos com o bem-estar social, educação e segurança em decorrência de cultura própria e regras de governança corporativa e função social, razão pela qual, convidamos você, sua entidade ou sua empresa a levantar essa bandeira e fazer do mês de maio o início da mudança e doAMARELO a cor da “ Atenção pela Vida ”.

 

Bicicletas no Município

 

O cenário tem sido otimista, pois o número de pessoas que tem utilizado a bicicleta na cidade tem aumentado gradativamente, onde muitos estão tirando a “ poeira da bike ” e colocando pra rodar. Ainda não temos números estatístico, mas esse é nosso objetivo para 2014, e contribuir para que a Cultura da Bicicleta seja cada dia mais difundida e tanto governantes, autoridades, empresários, autônomos, funcionários, etc, tenham essa experiência e colaborem para oferecer condições mínimas para sua utilização nas atividades do cotidiano.

 

Com relação às ocorrências de trânsito envolvendo Bicicletas no município, segundo dados dos Bombeiros local, foram registrados, 20 ocorrências envolvendo ciclistas no ano passado, sendo : 05  relacionadas a quedas, 15 envolvendo com outros veículos. Em relação aos dados, a média foi de 0,67 / ocorrências/Dia.

 

Já a Guarda Civil Municipal, informou dados anual desde 2010 ( base até o mês de Outubro ), sendo : 2010  >  21 Ocorrências; 2011 >  17 Ocorrências; 2012 >  25 Ocorrências;  2013 > 20 Ocorrências. Em relação aos dados, a média foi de 20,75/ ocorrências/Ano, uma média de 2,08 / ocorrências/Mês. Com relação aos locais, foram 83,5% na zona leste.

 

Conforme análise, esses números são preocupantes, pois segundo dados dos Bombeiros, são quase UMA Ocorrência por dia na cidade, uma vez que a bicicleta na maioria dos casos não é conhecida como veículo de transporte. Vale ressaltar que o Pedala SBO trabalha para que seja cada vez mais próximo de ZERO !

 

Com relação às ocorrências :

 

>  Em relação ao Ciclista : Alta velocidade do ciclista na via, falta de atenção em relação ao respeito às sinalizações, uso de fone de ouvido, trafegar pela contramão, disputa de espaço entre os veículos nas vias e cruzamentos, pedalar na calçada.

 

>  Em relação ao Motorista : Alta Velocidade nas vias, em não considerar a bicicleta como veículo de transporte/deslocamento, não respeitar o ciclista que trafega em via na faixa da direita, quando o ciclista indica mudança de direção.

 

Dicas Importantes Antes de Pedalar :

 

–  Regule e mantenha a manutenção em dia, como Freios, Calibragem dos Pneus,

 

–  Lubrificação da Corrente, Sistema de troca de Marcha;

 

–  Faça umas pedaladas pelo bairro, por parques ou ruas quilíbrio para ganhar quilíbrio;

 

–  Planeje e estude o trajeto;

 

–  Use roupas e tênis confortáveis, de preferência roupas claras, capacete, e luvas;

 

–  O Tenha sempre sistema de sinalização dianteira / traseira e uma mochila;

 

–  Hidrate – se com água e frutas, 30minutos antes ( nunca espere sentir sede ou fome );

 

–  Respeite as sinalizações de trânsito;

 

–  Sempre de preferência ao pedestre;

 

–  Evite mudanças bruscas de direção.

 

Benefícios para Pessoa :

 

–  O custo de uma boa bicicleta é 30 vezes inferior ao de um carro médio;
–  A bicicleta minimiza a parte do orçamento familiar dedicado ao carro;

 

–  Custo de Manutenção muito baixo;
–  A utilização deste meio de transporte permite fugir aos engarrafamentos e reduz o tempo dos deslocamentos;

 

–  Promove um bom estado de saúde e, por consequência, diminui a necessidade de recorrer a medicamentos;
–  Pedalar Emagrece;

 

–  Andar de bicicleta é um exercício aeróbico, portanto queima calorias e ajuda no processo de emagrecimento;

 

–  Alivia o stress;

 

– Como qualquer outro exercício, pedalar estimula a produção de endorfina, neurotransmissor que dá a sensação de bem-estar. Ou seja: ao final de uma boa pedalada, você vai estar menos estressado e sentindo-se muito bem;

 

–  A bicicleta estimula o sistema cardio – pulmonar como também o muscular prevenindo o aparecimento de várias doenças tais como diabetes, infarto agudo do miocárdio, AVC, dentre outras.

 

Benefícios para a Cidade :

 

–  Torna melhor  transitável;

 

–  Contribui diretamente ao meio ambiente;

 

–  Diminuição de ruídos;

 

–  Proporciona  a redução da velocidade urbana.

 

 Sobre a Década de Ação para Segurança no Trânsito

 

A Assembleia-Geral das Nações Unidas editou, em março de 2010, uma resolução definindo o período de 2011 a 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”. O documento foi elaborado com base em um estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS) que contabilizou, em 2009, cerca de 1,3 milhão de mortes por acidente de trânsito em 178 países. Aproximadamente 50 milhões de pessoas sobreviveram com sequelas.

 

São três mil vidas perdidas por dia nas estradas e ruas ou a nona maior causa de mortes no mundo. Os acidentes de trânsito são o primeiro responsável por mortes na faixa de 15 a 29 anos de idade, o segundo na faixa de 5 a 14 anos e o terceiro na faixa de 30 a 44 anos. Atualmente, esses acidentes já representam um custo de US$ 518 bilhões por ano, ou um percentual entre 1% e 3% do produto interno bruto de cada país.

 

Até o fechamento da matéria, já são mais de 21.897 pessoas Apoiando, faça parte VOCÊ também ! ! !

 

Participe : http://maioamarelo.com/pagina/como-participar

 

 

Video Oficial : https://www.youtube.com/watch?v=KD5WKeJqtzo

 

Att,

Assessoria Pedala SBO

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!