Empregos RMC

PAT de Americana auxilia candidatos na busca por uma vaga no mercado de trabalho

Muitas pessoas que estão à procura de um novo emprego acorrem ao PAT de Americana em busca de atendimento. O Posto de Atendimento ao Trabalhador local possui uma sistemática própria de recebimento de currículos, que devem ser cadastrados na página oficial da Prefeitura (www.americana.sp.gov.br).  Esses currículos ficam à disposição das empresas interessadas em contratar mão de obra. “Adotamos esse novo expediente quando assumimos o PAT. Antigamente, as pessoas formavam filas para poder entregar o currículo e, hoje, podem fazer isso no conforto de suas casas”, avalia o subsecretário de Desenvolvimento Econômico, Thiago Guimarães. Antes, também havia longas filas na sede do PAT para realização de entrevistas. Atualmente, a empresa entra em contato diretamente com o candidato e o atende num horário determinado, sem atropelos.

 

Paulo Henrique de Toledo Ilário, que trabalha como encanador desde setembro deste ano, foi um dos que conseguiram trabalho por meio do PAT. “Achei o atendimento muito bom. E isso me ajudou na hora de conseguir esse novo emprego”, disse.

 

A mesma opinião é compartilhada por Thais Brito Ribeiro que, desde agosto, trabalha como costureira em uma tapeçaria. “Gostei muito do atendimento. Antes, eu procurava emprego em agências de RH e também distribuía currículos diretamente nas empresas. Mas foi o PAT que me ajudou a conseguir esse trabalho”.

 

Ressalte-se que o PAT não é responsável pela contratação das pessoas. Os currículos ficam disponíveis nos cadastros do posto, que os disponibiliza para as empresas interessadas. Mas são essas mesmas empresas que analisam esses currículos, avaliam se o candidato em questão é apropriado para a vaga, o convocam para entrevista e decidem pela contratação ou não.

 

Em 2016 e 2017, O PAT de Americana totalizou 1.628 empresas captadas, ou seja, empresas interessadas em ter o apoio do setor na busca pela contratação de mão de obra. Essas empresas, geraram, nesse período, 4.349 vagas captadas. Nesses dois anos, o Posto de Atendimento ao Trabalhador realizou, ainda, 26.587 encaminhamentos de currículos para empresas interessadas. O número de pessoas efetivamente contratadas não é possível precisar, uma vez que a maioria das empresas não dá o retorno necessário para comunicar esse dado. Mas estatísticas subdimensionadas dão conta de que em 2016 e 2017, 1.548 pessoas conseguiram emprego por intermédio do PAT.

 

Thayne de Assis costumava procurar emprego por outras vias quando decidiu ir atrás de informações no PAT de Americana. “Gostei do atendimento. Eles me orientaram corretamente para fazer o cadastro do currículo no site e, hoje, trabalho como auxiliar adminstrativo em uma transportadora”, afirmou.

 

Veruska Vidal da Silva de Assis trabalha desde o início de outubro como auxiliar administrativo em uma madeireira. “Fiz o cadastro no PAT e consegui o emprego. Hoje (sexta-feira passada), incluvise, recebi uma ligação de uma outra empresa que acessou meu currículo nos cadastros da Prefeitura”, falou.

 

“Além da comodidade, o currículo on-line fica disponível para várias empresas ao mesmo tempo. E estamos com um projeto de aperfeiçoar nossa sistema para que os candidatos já possam se cadastrar nas vagas que mais lhes interessam”, finalizou o subsecretário Thiago Guimarães. Desde o início do atual sistema, foram cadastrados 43 mil currículos.

 

 

Foto: Marilia Pierre (arquivo)

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br