Participantes do “Programa Saúde e Movimento” aprovam ações em Santa Bárbara d´Oeste

O Programa “Saúde e Movimento” em Santa Bárbara d’Oeste já beneficia 80 pessoas. E três delas aprovam as ações e são participantes do grupo da UBS (Unidade Básica de Saúde) do Planalto do Sol II. Maria Paulina, Regina e Marta começam a semana, todas as segundas-feiras, se exercitando. O intuito é combater o sedentarismo, prevenir doenças e promover qualidade de vida à população.

 

“Esse grupo do Programa Saúde e Movimento é maravilhoso. No meu caso não é só estético e sim também um tratamento. Estou saindo de uma depressão e a psicóloga me orientou. Eles me acolheram muito bem e me sinto muito segura aqui. Talvez eles nem saibam o quanto está me fazendo bem, mas está muito”, relatou Maria Paulina Vitor, 57, cabeleireira e moradora do Jardim Icaraí.

 

“Aqui aprendemos como se exercitar corretamente com a professora e, assim, melhoramos nossa saúde. Estou muito feliz”, comentou a aposentada e moradora do Cidade Nova, Marta Freire Costa, 52. “O corpo sente o bem estar. Só não se exercita quem não quer”, finalizou a dona de casa e moradora do Parque Zabani, Regina Maria Silva Melo, 58.

 

Esses grupos também são realidade nas UBSs do Jardim Esmeralda e do Jardim São Fernando. As profissionais de Educação Física da Secretaria de Esportes aplicam exercícios de intensidade leve a moderada, respeitando as limitações de cada aluno com exercícios de alongamento, equilíbrio e força muscular, caminhadas e atividades lúdicas, além de aconselhamento. No local, funcionários da Secretaria de Saúde dão apoio com exames preliminares.

 

Participe do Programa “Saúde e Movimento”

 

As segundas-feiras, das 8 às 9 horas, o ponto de encontro é a Associação Casa de Maria com pacientes da UBS do Planalto do Sol II. Já na UBS do Esmeralda, a ação é realizada às terças e quintas-feiras, das 7h30 às 8h30. Por fim, a UBS do São Fernando recebe o projeto às terças e quintas-feiras, das 7h15 às 8h15. O interessado deverá comparecer aos locais das aulas, nos dias e horários – sem necessidade de inscrição prévia.

 

O “Saúde e Movimento” em Santa Bárbara vem sendo moldado desde o ano passado e possui parceria com a UNESP, que já realiza o programa desde 2001. Em Rio Claro, o programa é coordenado pelo Professor Dr. Eduardo Kokubun da UNESP, no qual programa ganhou destaque e foi expandido. Em 2017, a ação foi premiada pelo PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento).

Comentários