Parque D. Pedro Shopping promove caminhada e ações educativas para trânsito seguro

Atividades acontecem dentro do Movimento Maio Amarelo, mês da conscientização da educação no trânsito.

  • Inspeção veicular e moto checkup gratuitos fazem parte da programação.

O Parque D. Pedro Shopping adere ao Movimento Maio Amarelo e programou várias atividades para o dia 22/05, começando com uma caminhada que visa, além do incentivo à prática de atividade física, o combate ao estresse do trânsito. As atividades educativas com foco na redução de acidentes e mortes no trânsito contam ainda com inspeção veicular, moto checkup, teatro de fantoches e apresentação de mímicos. As ações serão gratuitas e vão das 8h às 20h.

O Movimento Maio Amarelo é uma campanha internacional que visa redução de acidentes e mortes no trânsito no Brasil. Em Campinas ela é coordenada pela Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas) com o projeto ‘Educação no Trânsito é Cidadania”. A caminhada terá percurso interno e entorno do shopping, com saída marcada para as 9h30, em frente da Academia Bodytech no estacionamento de Pedras.

Os interessados devem fazer a inscrição na Bodytech do Parque D. Pedro até o dia 18/05, das 10h às 12h; 14h às 16h e das 19h às 21h. O participante terá direito a camiseta, aulas de alongamento e zumba, que serão ministradas por profissionais da academia, além de poder aferir a pressão arterial na tenda da Unimed Medicina Preventiva, montada no local da concentração das 9h às 12h. Não há limite de idade.

“O Parque D. Pedro Shopping apoia as ações educativas que buscam alertar as pessoas sobre a necessidade de um trânsito mais seguro. Estamos sempre conscientizando os nossos clientes sobre o uso correto das vagas exclusivas para idosos, pessoas com deficiência e gestantes, por exemplo. Criamos até a multa moral para quem estaciona o carro de forma inadequada”, enfatiza Alessandra Daga, gerente de Marketing do Parque D. Pedro Shopping.

Outras atividades

As demais ações gratuitas do Projeto Educação no Trânsito é Cidadania vão de distribuição de material educativo, enquetes com mímicos, teatro de fantoches, intervenções nas faixas de pedestres e vagas exclusivas para idosos, pessoas com deficiência e gestantes, à inspeção veicular e moto checkup. HaHverá também uma ação nos bares e restaurantes com o objetivo de conscientizar frequentadores sobre os riscos da combinação de álcool e trânsito.

Faixas de pedestres: voltada para pedestres e motoristas a ação será realizada com mímicos, educadores da Emdec e soldados do Corpo de Bombeiros nas faixas de segurança do shopping. Para o pedestre, o alerta é o comportamento seguro de cruzar as vias nas faixas, e para os motoristas as atitudes positivas como o respeito à faixa.

Vagas exclusivas: os mímicos e educadores da Emdec farão também uma ação nas vagas exclusivas de gestantes, idosos e pessoas com deficiências, que muitas vezes são ocupadas por veículos de pessoas que não se enquadram nestas características.

Motociclistas: os motociclistas são as principais vítimas do trânsito. Em Campinas, eles representam 1/3 dos mortos no trânsito. O Centro de Treinamento da Honda (CETH) oferecerá um moto checkup, onde serão avaliados vários itens da moto e o motociclista sai com um laudo sobre possíveis manutenções que devem ser feitas.

Teatro de Fantoche:
 atividade ensina de forma lúdica, por meio de fantoches, noções básicas de segurança no trânsito. Voltada para o público infantil e pais.

Inspeção veicular:
a Bosch Service oferecerá para motoristas uma inspeção veicular gratuita, em que o automóvel passa por uma criteriosa avaliação de itens de segurança, como freios, suspensão, direção, pneus, carroceria, faróis e lanternas, além de outros equipamentos obrigatórios. A manutenção preventiva garante segurança ao condutor e passageiros dos veículos e é importante que seja realizada periodicamente.

Vítimas do trânsito
O Movimento Maio Amarelo nasceu em 2014 motivado pelo esforço da Década de Ações para Segurança no Trânsito 2011-2020, instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), com a meta de reduzir em 50% o índice de mortes no trânsito. Nas ruas de Campinas em 2014 morreram 96 pessoas, vítimas de acidentes. Destes, 31 pedestres, 39 ocupantes de motocicletas e 26 de outros veículos, de acordo com o Caderno de Acidentalidade produzido pela Emdec. Isso sem contar os acidentes nas estradas que cortam o município.

A vítima preferencial do trânsito são os homens jovens. Das mortes ocorridas em Campinas, 94% foram de homens e 6% de mulheres; praticamente 40% das vítimas tinham entre 18 e 35 anos. Os interessados podem aderir ao Movimento pelas redes sociais. As informações estão no www.emdec.com.br/maioamarelo

 

Serviço

Caminhada Maio Amarelo e Projeto Educação no Trânsito

8h às 9h20

(em frente da Bodytech, estacionamento de Pedras)

  • Concentração, entrega de camiseta personalidade e aula de alongamento

9h30 às 10h45

  • Caminhada com percurso interno e entorno do shopping

11h às 11h45

  • Aulas de Zumba

12h às 18h

  • Inspeção Veicular realizada pela Bosch Service no estacionamento den Árvores
  • Abordagem educativa com motociclistas sobre equipamentos de segurança e pilotagem segura no estacionamento den Pedras, ao lado do estacionamento de motos

12h às 20h

  • Abordagens educativas com as educadoras da Emdec, mímicos e Corpo de Bombeiros nas faixas de pedestre
  • Abordagem educativa com educadoras da Emdec e mímicos nas vagas exclusivas (idosos, pessoa com deficiência e gestante)
  • Abordagem educativa nos bares sobre os riscos de álcool e direção. Essa ação faz parte da Campanha “Álcool e Direção: combinação fatal

14h e 16h

  • Teatro de Fantoches, na Entrada de Águas

 

 

Sobre o Parque D. Pedro Shopping

 

Inaugurado em março de 2002, o Parque D. Pedro Shopping é um empreendimento da Sonae Sierra Brasil, empresa especialista em shopping centers e uma das principais proprietárias, desenvolvedoras e administradoras do Brasil. A empresa detém 10 empreendimentos em operação e administra dois shoppings de terceiros, totalizando mais de 500 mil m² de ABL (Área Bruta Locável).

 

O Parque D. Pedro Shopping é o mais completo centro de compras, lazer, entretenimento, gastronomia e serviços da região de Campinas. Tem 124,9 mil m² de Área Bruta Locável (ABL) que concentra 399 operações, entre elas 31 lojas âncoras, 20 restaurantes, 49 lojas de fast food, complexo de cinema com 15 salas (incluindo uma sala IMAX),  centro de convenções e 8 mil vagas de estacionamento. Anualmente recebe 20 milhões de visitantes.

 

Referência em sustentabilidade no setor foi o primeiro a receber certificação ambiental (ISO 14001) e certificou seu Sistema de Segurança e Saúde segundo a norma OHSAS 18001. Adota desde sua construção políticas de preservação do meio ambiente, saúde e segurança ocupacional.

 

Atento às principais tendências de comportamento e consumo investe na interação digital com seus clientes. Entre as iniciativas lançadas estão o aplicativo do Parque D. Pedro, o Chega de Fila e o Consultor WhatsApp.

 

Endereço: Av. Guilherme Campos, 500 – Campinas – SP

Informações: 4003-7740 – www.parquedpedro.com.br

Comentários
Posted Under