Psicopedagoga do Colégio Acadêmico orienta pais sobre como ajudar seus filhos a criar rotina de estudos
Com o fim do primeiro bimestre do ano letivo escolar se aproximando, e com ele chegando as notas das primeiras avaliações, é possível ter uma noção mais precisa de como está o desempenho do aluno. Se for o caso, este é o momento de se corrigir eventuais falhas e traçar um plano de estudos para que o estudante colha bons resultados. Nesse sentido, o envolvimento dos pais é fundamental, afirma Ana Paula Dalfré, psicopedagoga do Colégio Acadêmico.
“A primeira questão é compreender o que deu errado, identificar as falhas e as dificuldades”, diz a especialista. “Refletir e reavaliar o processo nos oportuniza a compreender o que é possível fazer de diferente”. Para ela, a parceria entre a escola e a família é a receita do sucesso de uma relação de ensino e aprendizagem. “Na medida em que os pais compreendem os objetivos da escola e as estratégias metodológicas que ela utiliza para desenvolver seu trabalho e atuam em parceria, os resultados e as evoluções aparecem”.
Os pais devem auxiliar os filhos a organizar os estudos. As atividades devem ser realizadas em local e horário adequados e os adultos podem ajudar a esclarecer dúvidas, orientar caminhos possíveis e conferir a execução das propostas. O material precisa ficar em local de fácil acesso e, após o término da tarefa, é importante checar se todas as atividades solicitadas foram cumpridas e estão disponíveis para a entrega.
A família deve oferecer ao estudante um local limpo, silencioso e adequado para a realização da atividade solicitada. Também pode auxiliar na busca de materiais, conferindo as solicitações e, principalmente, valorizando o desempenho da criança. “A pressão e o medo são os aspectos mais prejudiciais para que a criança tenha interesse e se sinta capaz de executar as atividades propostas”, avisa Ana Paula. “Outro hábito negativo é assumir a responsabilidade pela criança. A família é parceira neste processo, mas o compromisso é do aluno”.
O estudo deve ser um hábito diário, tornando-se uma preparação para as avaliações, o que diminui sensivelmente a ansiedade e a preocupação nas vésperas dos testes. Devem-se evitar para o estudo os períodos em que a criança estiver cansada, com sono, fome ou interessada em fazer outra coisa. Nesse sentido, é interessante “combinar” um horário em que o aluno esteja disponível, fazendo dele um hábito.
Alunos dos primeiros anos do Ensino Fundamental 1 devem realizar em casa as atividades propostas pelo professor. Nos anos seguintes, podem incluir exercícios e leituras. No final do Fundamental 2 e no Ensino Médio, é recomendável realizar a revisão diária do conteúdo trabalhado nas diferentes disciplinas e, mais especificamente, naquelas atividades que exigem maior esforço do aluno.
Distrações como celular, redes sociais, vídeos, TV, trânsito de pessoas e conversas paralelas devem ser evitadas no ambiente de estudo. A música, desde que seja baixa e não comprometa a atenção, para muitas pessoas é um recurso que torna esse momento mais leve e agradável.
Conforme a criança for criando o hábito de estudos e se sentindo confiante para fazê-lo, ela passará a procurar o auxílio dos pais apenas para esclarecer dúvidas pontuais. “Quando há uma necessidade constante de auxílio e a criança não apresenta bom desempenho, é interessante conversar com a escola e solicitar a avaliação de um profissional especializado”, alerta a psicopedagoga.
O Colégio Acadêmico – COC Limeira fica na Rodovia Deputado Laércio Corte (Limeira-Piracicaba), 3.000. Mais informações pelo telefone 3404-4700.