RMC

Parceria da Prefeitura de Campinas com o IAC vai transformar resíduos verdes em adubo


O prefeito Jonas Donizette participou na tarde desta segunda-feira, 27 de junho, no Instituto Agronômico de Campinas (IAC), da segunda reunião ordinária do Conselho Administrativo do Agropolo Campinas – Brasil. Ao final da reunião, o prefeito assinou o protocolo de intenções para a execução do projeto “Reciclar Verde: Compostagem de Resíduos Vegetais”. A iniciativa prevê a remoção de resíduos urbanos oriundos de podas e dos trabalhos para a manutenção das áreas verdes de Campinas, e a destinação destes materiais para um espaço no Centro Experimental do IAC, onde será transformado em composto orgânico.

O prefeito Jonas Donizette, que é o presidente do Agropolo Campinas – Brasil, abriu a reunião discorrendo sobre “a importância do trabalho e esforço dos maiores institutos de pesquisa e universidades e das empresas em se unirem para aplicar seus conhecimentos em soluções para o dia a dia das pessoas”.

O prefeito contou que foi elaborado um projeto de “Políticas Públicas e Bioeconomia”, submetido à Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e ainda em análise, mas com toda a probabilidade de ser aprovado. A bioeconomia abrange todas as atividades nas cinco áreas definidas para o Agropolo Campinas-Brasil e foi um dos temas da pauta da reunião.

As cinco áreas estratégicas são agricultura, alimentos, saúde, química verde e bioenergia. As atividades visam à pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica, com extensão a outras instituições de pesquisa e empresas com sede nas regiões de Campinas e de Montepellier (França), onde se sedia a Agropolis Internacional, inspiradora da iniciativa brasileira.

A reunião marcou um ano da assinatura do acordo de cooperação Brasil-França, que deu origem ao Agropolo Campinas – Brasil, em 27 de junho de 2015, fundamentado no conceito de inovação colaborativa. O objetivo é desenvolver projetos de cooperação científica e tecnológica entre as instituições de ensino e pesquisa e o setor produtivo.

O secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim, disse que o Agropolo Campinas – Brasil “é uma demonstração da vanguarda de Campinas, na figura do prefeito, em tomar iniciativas e apontar caminhos”. Ele saudou a França pela presença de Eric Fargeas, da Agropolis Internacional, e de Gerard Chuzel, do consulado da França.

 O Agropolo Campinas – Brasil tem na vice-presidência o professor José Tadeu Jorge, reitor da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). Ele falou sobre todas as grandes instituições que fazem parte do Agropolo e a contribuição de cada um deles em particular. O reitor também defendeu que “é preciso congregar os esforços de todos para a oportunidade de reunir conhecimentos para o desenvolvimento”.

 A Prefeitura participa do Agropolo por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo. Também participam a Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento, por meio do IAC e do Instituto Biológico (IB); a Unicamp; a Associtech Techno Park Campinas; a Associação Francesa, mais a Embrapa e o Consulado da França em São Paulo. Participaram da reunião desta segunda-feira representantes de cada um desses órgãos e também da Câmara Municipal de Campinas.

Reciclar Verde

O secretário de Serviços Públicos de Campinas, Ernesto Paulella, também assinou o protocolo de intenções para a execução do Reciclar Verde. Ele explicou que o documento formaliza uma cooperação técnico-científica na área de compostagem de resíduos urbanos vegetais. “O projeto-piloto beneficiará o município como um todo, considerando que se trata de trabalho de reciclagem de resíduos resultantes de podas de árvores e de corte de gramas de parques e jardins da cidade”, disse Paulella.

O secretário explicou que o projeto prevê a remoção de resíduos urbanos oriundos de podas e a destinação destes materiais para um espaço no Centro Experimental Central do IAC, onde serão transformados em composto orgânico. Segundo ele, o município gera 100 toneladas por dia de resíduo verde, que hoje vão para o aterro sanitário. “Este trabalho colaborará diretamente para a sustentabilidade ambiental do município”.

O secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim, parabenizou Campinas, em nome do prefeito Jonas Donizette, pela iniciativa inovadora. “É Campinas mais uma vez, na vanguarda. “Este é um exemplo que Campinas dá para outros municípios do Brasil, em uma iniciativa que vai fazer um bem para toda a sociedade”.

PMCampinas

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br