Palestra abre atividades da Semana Mundial de Aleitamento Materno

“Todos Juntos pela Amamentação” é o tema deste ano da Semana Mundial de Aleitamento Materno no Brasil, instituída pela ONU (Organização Mundial de Saúde) e comemorada em 120 países. As atividades em Americana tiveram início na noite desta terça-feira (1º), com realização da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Unimed de Santa d’Oeste e Americana. A programação acontece até o dia 7 de agosto com diversas ações voltadas para divulgar e incentivar a prática da amamentação.

A abertura oficial contou com duas palestras no Teatro Paulo Autran (Instituto Educacional de Americana) e público de aproximadamente 280 pessoas, formado por educadores, profissionais da área da saúde e comunidade em geral. Simone de Carvalho, pedagoga, pós-graduada em psicologia do desenvolvimento infantil pela PUC de São Paulo e mestre em Ciências da Saúde na área de pediatria pela Unicamp, abordou o tema da semana segundo sua experiência como mãe e pedagoga. Já o médico Paulo Roberto de Almeida, formado pela Universidade de Brasília, especialista em pediatria e membro do Comitê de Mortalidade Materno-Infantil de Americana e da Associação Médica de Americana, falou sobre a importância da amamentação para o bebê e também para a mãe.

A coordenadora do Programa Mamãe-Nenê, da Secretaria Municipal de Saúde, Sandra Possobon, avaliou positivamente a primeira atividade da Semana Mundial de Aleitamento Materno no município. “Foi muito bom e cumpriu o objetivo de falar sobre a importância da amamentação. O foco neste ano é trabalhar a ideia de parceria, da necessidade de envolvermos toda a comunidade para apoiar o aleitamento materno”, ressaltou.

Nesta quarta-feira (2), a programação segue com a realização de um trabalho de orientação sobre a importância da amamentação na UBS (Unidade Básica de Saúde) Cillos, realizado pela equipe do Mamãe-Nenê. Na quinta-feira (3), das 14h às 17h, acontece uma roda de conversa com profissionais da área da saúde neonatal e infantil, no auditório do Hospital Unimed (Avenida Brasil, nº 815, Jardim Girassol).

Já no domingo (6), às 9h, será realizada uma caminhada no Jardim Botânico Municipal (Rua Abrahim Abraham, nº 450 – anexo ao Parque Ecológico Municipal) e, encerrando a semana, na segunda-feira (7) será promovida uma roda de conversa com mães e gestantes que são acompanhadas pela rede municipal de saúde, nas dependências da maternidade do Hospital Municipal “Dr. Waldemar Tebaldi”, das 10h às 11h.

Para participar das palestras os interessados devem se inscrever acessando a página Mamãe-Nenê Americana (eventos) ou pelo link: https://goo.gl/vSXhD8. A Secretaria de Saúde está recebendo o apoio do Instituto Educacional de Americana, grupo de orientação Madre Ser e Foto Estúdio Yamashita para a realização das atividades.

Programa Mamãe-Nenê

Em Americana, o programa Mamãe-Nenê teve início em 2009 e realiza o acompanhamento de recém-nascidos até aos três anos de idade. Ele já atendeu aproximadamente 2.300 crianças e em torno de sete mil mães das diversas regiões da cidade. O programa incentiva o aleitamento materno entre outras práticas saudáveis que são realizadas por um grupo composto por sete profissionais de saúde junto à Clínica de Fonoaudiologia, na UBS Cillos, local de referência no município para o atendimento aos recém-nascidos.

 

Unidade de Imprensa

Fotos: Crislaine Fernandes

Posted Under